Prazos para solicitação de banca de Qualificação e Defesa

25/09/2017 17:53

O Posjor informa os prazos para solicitações de agendamentos de exames de qualificação e defesas de Mestrado e Doutorado. Atente para as datas.

Para o agendamento de bancas de qualificações e defesas, os alunos do Posjor devem ater-se à Resolução nº 04/POSJOR/2014, disponível no seguinte link.

QUALIFICAÇÃO

Para o próximo período, que vai até 15 de dezembro de 2017, os pedidos devem ser feitos conforme o seguinte calendário:

Mestrado – o Relatório de Qualificação, acompanhado de Formulário de Solicitação do Exame de Qualificação, deve ser depositado até o 16º (décimo sexto) mês da primeira matrícula para o Mestrado e com ao menos 30 (trinta) dias de antecedência da data do exame. Sendo assim, a data limite de solicitação junto à secretaria, para 2017-02:  15 de novembro (para exames com agendamento previsto para a data de até 15 de dezembro);

Doutorado – o Relatório de Qualificação, acompanhado de Formulário de Solicitação do Exame de Qualificação, deve ser depositado até o 30º (trigésimo) mês da primeira matrícula para o Doutorado e com ao menos 60 (sessenta) dias de antecedência da data do exame. Desta forma, a data limite de solicitação junto à secretaria, para 2017-02:  15 de outubro (para exames previstos para a data de até 15 de dezembro);

Não há possibilidade de qualificação entre 16 de dezembro de 2017 e 31 de janeiro de 2018, devido ao período de recesso e férias.

Para o período de 2018/01, agendamentos de qualificação de Doutorado devem ser feitos até 31 de janeiro próximo, com data do exame limitada em até 02 de abril de 2018. Os horários devem ser planejados conforme o horário de verão da UFSC.

DEFESAS

Para o agendamento de bancas de defesa, devem ser seguidas as orientações da resolução 05/POSJOR/2014, disponível no seguinte link.

MestradoData do exame até 15 de dezembro de 2017: o formulário de agendamento de defesa de Mestrado deve ser entregue à secretaria do Posjor até 15 de outubro de 2017. O pedido, conforme a Resolução, deve ser preenchido pelo orientador (disponível na secretaria), no qual conste:

(a) sugestão de data para a defesa;

(b) sugestão de pelo menos 03 (três) nomes de examinadores internos (dois titulares e um suplente) e 02 (dois) nomes de examinadores externos ao Programa (um titular e um suplente) para a composição da banca;

(c) a opção pela a realização de defesa pública com participação de examinador externo por meio de sistema de interação de áudio e vídeo em tempo real;

(d) título, resumo e palavras-chave da dissertação, com referência explícita ao seu enquadramento na respectiva Linha de Pesquisa; e

(e) assinaturas do orientador e do aluno.

Depois de aprovada a solicitação, o mestrando deverá depositar na Secretaria do POSJOR a dissertação para a banca com até 30 (trinta) dias antes da data prevista para a defesa, em cópias em número igual ao de membros e suplentes.

DoutoradoData do exame até 15 de dezembro de 2017. O doutorando deve apresentar à Secretaria do POSJOR, com a antecedência de 90 (noventa) dias, o Formulário de Agendamento de Defesa preenchido pelo seu orientador (disponível na secretaria), no qual conste:

(a) sugestão de data para a defesa;

(b) sugestão de pelo menos 05 (cinco) nome s de examinadores internos (três titulares e dois suplentes) e 04 (quatro) nomes de examinadores externos ao Programa (dois titulares e dois suplentes) para a composição da banca;

(d) título, resumo e palavras-chave da tese, com referência explícita ao seu enquadramento na respectiva Linha de Pesquisa;

(e) assinaturas do orientador e do aluno.

Depois de aprovada a solicitação, o doutorando deverá depositar na Secretaria do POSJOR a dissertação para a banca com até 60 (sessenta) dias antes da data prevista para a defesa, com cópias em número igual ao de membros titulares e suplentes.