POSJOR marca presença na 16ª Sepex – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC

19/10/2017 09:16

Estudantes e professores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) participam ativamente da 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex), que inicia nesta quinta-feira, dia 19, no campus central da Universidade, em Florianópolis, e se estende até o próximo sábado, dia 21. O evento acontece integrado à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os pesquisadores do POSJOR ministram minicursos, coordenam estandes e coberturas jornalísticas na Rádio Ponto e TJ UFSC.

O Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicado ao Jornalismo/Nephi-Jor, coordenado pela professora Raquel Ritter Longhi, e o LabProJor coordenado pela professora Rita Paulino, oferecem o minicurso Interatividade e Internet das Coisas: o futuro na Era da Hiperconexão. Este minicurso é ministrado por Rita Paulino e o doutorando Marcelo Barcelos. O Nephi-Jor também participa com a  Oficina de Narrativas Imersivas no Ciberjornalismo, ministrada pela professora Raquel Longhi e os doutorandos Luciano Costa e Silvio da Costa Pereira. O minicurso Estudos de Tendências como ferramenta para a inovação, ministrado pela doutoranda Ana Marta Moreira Flores, integrante do Nephi-Jor, igualmente faz parte das atividades propostas pelo Nephi-Jor.

A mestranda Luiza Mylena Costa oferece, em parceria com mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC) Mariana Barbosa Amorim, o minicurso “Queremos saber”: por uma leitura crítica da divulgação das ciências.

A Rádio Ponto UFSC, webmissora coordenada pela professora Valci Zuculoto, realiza uma completa cobertura dos eventos e veicula ao vivo sua programação produzida por alunos de graduação do Curso de Jornalismo. Também participam da cobertura integrantes do Girafa – Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio, liderado pelo professor Eduardo Meditsch. Do POSJOR, os estudantes participantes são a doutoranda Juliana Gobbi, as mestrandas Ediane Mattos e Luciana Paula, o mestrando Guilherme Longo.

O TJ UFSC, um projeto diário da graduação em Jornalismo e premiado como o melhor telejornal universitário do país no último Expocom/Intercom, igualmente produz cobertura de todas as atividades da Sepex, sob o comando dos professores Antônio Brasil e Cárlida Emerim.

Confira abaixo informações dos minicursos oferecidos. As inscrições podem ser feitas no site da SEPEX

(crédito da foto: Jair Quint/Agecom/UFSC)

Interatividade e Internet das Coisas: o futuro na Era da Hiperconexão

Oficina para discussão, teorização e prática de recursos interativos aplicados à informação digital móvel na Era da Informação rumo a hiperconexão de objetos inteligentes a partir da Internet das Coisas com foco no consumo de notícias e entretenimento, organizada pelo Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicado ao Jornalismo/Nephi-Jor, Fotolivre.ufsc, dentro do Projeto de Pesquisa “Narrativas Imersivas no Ciberjornalismo: estudo e aplicabilidade”, desenvolvido pelo Nephi-Jor, sob coordenação da Professora Raquel Ritter Longhi e LabProJor sob coordenação Profa. Rita Paulino. A oficina será dividida dois dias, conforme cronograma: Dia 1) A informação no formato interativo e multiplataforma, Conceitos, Recursos de interatividade e perspectivas da narrativa visual em formatos multiplataforma. Dia 2) Conceitos básicos da Internet das Coisas e tendências de usos e aplicações. Modelos de aplicativos convergentes para wereables e robotização de narrativas como em jornalismo, entretenimento e consumo de conteúdo na smart citie, sob a ótica do futurismo do presente.

Ministrantes: Rita de Cássia Romeiro Paulino e Marcelo Barcelos

Local: 19/10, das 18h às 22h na Redação II (Jornalismo/CCE) e 20/10 das 8h às 12h, Sala 37A (Jornalismo/CCE)

Oficina de Narrativas Imersivas no Ciberjornalismo

Oficina de produção de narrativas imersivas para o jornalismo organizada pelo Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicado ao Jornalismo/Nephi-Jor e Fotolivre.ufsc, dentro do Projeto de Pesquisa “Narrativas Imersivas no Ciberjornalismo: estudo e aplicabilidade”, desenvolvido pelo Nephi-Jor, sob coordenação da Professora Raquel Ritter Longhi. A oficina será dividida em três partes: 1) breve apresentação dos principais conceitos e aplicações do uso de Realidade Virtual para as narrativas imersivas no jornalismo online; 2) equipamentos de captura de imagens em 360 (aplicativos, câmeras, celulares); 3) plataformas para edição e distribuição (softwares, tela plana, headset) e 4) dicas para produção. Os participantes poderão produzir imagens fotográficas e em vídeo com o uso de equipamento de captação em 360 graus.

Ministrantes: Raquel Ritter Longhi, Luciano Costa e Silvio da Costa Pereira

Local: 19/10, 18 às 22h, sala 141 CCE

Estudos de Tendências como ferramenta para a inovação

Há inúmeras maneiras de se pensar a inovação. A proposta deste minicurso é apresentar os Estudos de Tendências e sua abordagem cultural para a compreensão dos públicos e possíveis hábitos de consumo em uma macro-perspectiva.

Ministrante: Ana Marta Moreira Flores

Local: 20/10 das 18h30 às 22h, sala 141 (CCE)

“Queremos saber”: por uma leitura crítica da divulgação das ciências

Este minicurso convida as/os participantes a uma reflexão crítica acerca da divulgação científica, entendendo-a como um espaço de disputa. Quem deve ter acesso ao conhecimento científico produzido? Que ciência deve ser divulgada? Quem deve escrever publicamente sobre ciência? Como a divulgação da ciência influencia a pesquisa produzida por cientistas? Aborda questões sobre a produção do conhecimento científico e as diferenças entre a ciência e a sua divulgação, bem como implicações sociais da ciência e visões públicas da ciência. A partir de produções midiáticas de jornalismo científico, vai explorar como a ciência se apresenta em nosso cotidiano e estimular um olhar crítico para estes conteúdos.

Ministrante: Luiza Mylena Costa e Mariana Barbosa Amorim

Local: Sala 37 A – Departamento de Jornalismo – 19/10 das 18h às 22h

Sala 141 – ( CCE) – 20/10 das 8h às 12h