Pesquisadores do POSJOR participam de evento no Chile

28/11/2017 10:06

O professor do POSJOR e coordenador do Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) Rogério Christofoletti e o doutorando Ricardo Torres participam do “V Simpósio Internacional LAVITS – Vigilância, Democracia e Privacidade na América Latina: vulnerabilidades e resistências”. O evento é promovido pela Rede Latino-americana de Estudos em Vigilância, Tecnologia e Sociedade (LAVITS), pela Universidade do Chile e a ONG Datos Protegidos. As atividades acontecem nos dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro, no Campus Juan Gómez Millas da Universidade do Chile, em Santiago. Os pesquisadores do POSJOR assinam a comunicação “Privacidade e monitoramento de jornalistas: riscos digitais profissionais no Brasil e México entre 2001-2016”, e Ricardo é o responsável pela apresentação oral do trabalho.

O evento busca analisar e debater os desafios impostos pela presença da vigilância nas sociedades refletindo sobre o contexto da América Latina, avaliando os impactos das tecnologias em relação a democracia e os direitos humanos fundamentais, como a privacidade. As abordagens destacam as vulnerabilidades e as possibilidades de resistência às tentativas de controle e intrusão por parte do Estado e de grandes corporações. Os temas abordados durante o evento estão diretamente relacionados às pesquisas que Christofoletti e Torres desenvolvem sobre implicações e relações entre jornalismo, privacidade e vigilância.

* Com informações do site do objETHOS