Confira as disciplinas e o período de matrículas do semestre I/2018 no POSJOR

07/02/2018 16:22

O período de matrículas para alunos regulares do POSJOR, em nível de mestrado e doutorado, estende-se até o dia 26 de fevereiro. O pedido de inscrição deve ser realizado exclusivamente online, por meio de acesso unificado ao CAPG.

Confira abaixo as disciplinas ofertadas para o primeiro semestre de 2018.

– Metodologia de Pesquisa em Jornalismo (obrigatória, 4 créditos), Profa. Gislene Silva; (TERÇA-FEIRA, 14 – 18h)
– Estudos Avançados em Gêneros e Formatos Jornalísticos (eletiva, 4 créditos), Profa. Raquel Longhi (SEGUNDA–FEIRA, 14-18h)
– Estudos Avançados em História do Jornalismo (eletiva, 4 créditos), Profa. Valci Zuculoto (SEGUNDA-FEIRA 18 – 22h)
– Questões teóricas da Pesquisa em Jornalismo: Jornalismo, Acontecimento e Questões Públicas (eletiva, 2 créditos), Profa. Maria Terezinha da Silva (QUARTA-FEIRA 08-12h)
– Estudos Avançados em Tecnologias do Jornalismo (eletiva, 4 créditos), Prof. Antônio Brasil Gonçalves (QUARTA-FEIRA 18 – 22h)
– Estudos Avançados em Ética do Jornalismo (eletiva, 4 créditos), Prof. Rogério  Christofoletti (QUINTA-FEIRA 14 – 18h)

DISCIPLINA

CRÉDITOS

PROFESSOR

HORÁRIO

EMENTA

Metodologia de Pesquisa em Jornalismo

4 créditos [obrigatória]

Profa. Dra. Gislene Silva

Terça-feira
14 – 18h

Conhecimento e campo científico. Campo epistêmico da pesquisa em Jornalismo. Jornalismo como objeto de pesquisa. Contribuições interdisciplinares. Métodos e técnicas de investigação. Questões teórico-metodológicas da construção de objetos de estudo. Características do texto acadêmico. Articulações e delimitações de projetos.

Estudos Avançados em Gêneros e Formatos Jornalísticos

Raquel Longhi

Segunda-feira

14-18h

Teoria dos gêneros. Gêneros e modos de discurso. Gêneros, formatos e dispositivos midiáticos (rádio, televisão, impresso, digital). Teoria do design. Reconfiguração de gêneros e formatos pela mutação tecnológica.

Estudos Avançados em História do Jornalismo

Valci Zuculoto

Segunda-feira

18-22h

Contribuições do campo histórico na formulação da História do Jornalismo. Aspectos teóricos e metodológicos para a construção histórica do Jornalismo. História dos distintos objetos empíricos, dos meios impressos e eletrônicos aos digitais. Trajetória histórica do jornalismo e dos jornalistas no Brasil e em outros países.

2 créditos

Maria Terezinha da Silva

Quarta-feira

08-12h

Diferentes enfoques do acontecimento. Acontecimento, questões públicas, interesse público. Esfera pública, visibilidade midiática e debate público. O jornalismo e a cobertura de acontecimentos e problemas públicos. Enquadramento, representação, imagem pública.

Estudos Avançados em Tecnologias do Jornalismo

Prof. Dr.
Antônio Brasil

Quarta-feira

18-22h

Evolução tecnológica dos meios de comunicação. Impacto das tecnologias no jornalismo. Processos de inovação no Jornalismo. Estudos de interface. Problemas da técnica. Crítica daTecnologia.

Estudos Avançados em Ética do Jornalismo

Prof. Dr.

Rogério Christofoletti

Quinta-feira

14-18h

História da Ética. Palavra, valor, validação e verdade. Ética descritiva, normativa e crítica/metaética. Ética social e ética do jornalismo. Legitimidade social e credibilidade. Ética, ciberjornalismo e sociedade da informação e do conhecimento. Responsabilidade, credibilidade e accountability.