Professor e estudantes do PPGJOR lançam primeiro livro com Realidade Aumentada do Programa

21/08/2018 22:10

O livro “Inovação no futuro do jornalismo: ensino e prática do noticiário do amanhã”, organizado pelo professor do Programa Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), Antonio Brasil, será lançado no dia 6 de setembro, às 17h, durante do XIII Encontro de Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação (Publicom), evento que faz parte do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado na Univille, em Joinville (SC). O livro, publicado pela Editora Insular, é o primeiro do programa a oferecer conteúdos em Realidade Aumentada para os leitores. “Não é apenas no nome ou nos temas debatidos que o livro é inovador. Nele, os autores discutem o ato de inovar nas mais diferentes vertentes (ensino, newsgames, redes sociais, streaming, jornalismo das coisas etc) e cada artigo traz conteúdos extras para os leitores em Realidade Aumentada, por meio de aplicativo próprio, também,
criado por um aluno”, explicou o organizador da publicação.
O aplicativo, chamado InovAR Jor, está disponível apenas para dispositivos com sistema operacional Android, via Play Store. Ele foi desenvolvido por Carlos Marciano, doutorando do PPGJOR e, também, autor de um dos artigos do livro. “Criar o aplicativo em Realidade Aumentada foi uma experiência desafiadora e ao mesmo tempo gratificante. Embora já eu tivesse utilizado o software Unity para desenvolvimento de jogos, foi a primeira experiência com desenvolvimento de conteúdo em RA. Apesar dos contratempos iniciais com os códigos e as limitações técnicas, o resultado ficou dentro das nossas expectativas. Infelizmente devido ao custo alto de submissão não conseguimos disponibilizar o app na Apple Store, mas o leitor que utiliza aparelhos Android poderá desfrutar dos conteúdos extras cuidadosamente selecionados para complementarem os artigos”, explicou.
Em suas 136 páginas, a publicação traz, ao todo, sete artigos, que foram desenvolvidos pelos estudantes, durante a disciplina de Estudos Avançados em Tecnologia do Jornalismo, ministrada por Antonio Brasil no PPGJOR. São autores: Carlos Marciano, Ingrid Pereira de Assis, Letícia Paola Beilfuss, Luiza Mylena Costa Silva, Marcelo Barcelos, Paula Weyh dos Passos e Thiago Pedro Malkowski. “Sinto muito orgulho de ter colaborado para o desenvolvimento de uma publicação relevante cientificamente e que carrega consigo conhecimentos valiosos para os profissionais da área de jornalismo. Espero que os leitores abracem esse livro com mesmo carinho com que ele foi produzido”, frisou Ingrid Assis, doutoranda do PPGJOR, editora e revisora do livro.

Dados do livro:
Editora Insular