Professor do PPGJOR é conferencista em evento na Colômbia

01/09/2018 22:31

O professor Eduardo Meditsch ministrou a conferência Marxismo e Jornalismo Emancipador: miradas latino-americanas, durante a Semana de Ciências Humanas, realizada entre os dias 27 e 31 de agosto, na Universidad del Rosario, em Bogotá.

Além do professor e jornalista brasileiro, participaram do evento a filósofa chilena Alejandra Castillo, o antropólogo peruano Federico Helfgott Seler, o economista chileno Cristóbal Kay, o filósofo cubano Pablo Guadarrama e o historiador argentino Horacio Tarcus, promovendo um diálogo interdisciplinar e intercultural sobre a recepção e os efeitos do pensamento marxista na América Latina.

Em sua fala, Meditsch apresentou a perspectiva crítica de intelectuais como o brasileiro Adelmo Genro Filho e o cubano Julio Garcia Luis, colocando em discussão a visão limitante do jornalismo que teria prevalecido historicamente entre os marxistas latino-americanos. A partir da Teoria do Jornalismo, mas em diálogo com a produção de Gabriel Garcia Marquez e a experiência de Paulo Freire, salientou o potencial educativo e emancipatório do conhecimento jornalístico.

Após as conferências individuais (confira aqui os resumos), os pesquisadores se reuniram para um debate na sessão de encerramento.

Ainda durante sua estada na Universidade del Rosario, Meditsch participou de um encontro com os professores do Curso de Periodismo y Opinión Pública