PPGJOR lança edital de bolsas 2020

15/09/2020 08:44

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC acaba de lançar o seu edital anual de Bolsas, que estabelece as normas para a inscrição e participação no processo de avaliação de desempenho de agosto de 2019 a outubro de 2020 e no processo de alocação de bolsas para o período compreendido entre novembro de 2020 a julho de 2021. O período de inscrições vai de 15 de setembro até 6 de outubro de 2020. O resultado do processo de avaliação realizado pela Comissão Permanente de Bolsas (CPB) do PPGJOR será divulgado em 22 de outubro de 2020, conforme o cronograma do edital, cuja íntegra está disponível aqui.

O processo de avaliação e seleção para alocação de bolsas é destinado a todos os alunos regularmente matriculados no PPGJOR. Isso inclui aqueles que receberam bolsa no período entre agosto de 2019 a outubro de 2020, independente de interesse de renovação do benefício. O processo de avaliação de desempenho inclui também casos de desistência de bolsa, de prorrogação de prazo e de conclusão de curso. A Comissão de Bolsas reafirma que, mesmo os bolsistas CAPES que já defenderam ou defenderão dissertação ou tese no período de avaliação do edital (até outubro de 2020), precisam participar do processo de avaliação (prestação de contas).

Além disso, o processo de avaliação e seleção para alocação de bolsas é destinado aqueles que estejam interessados em concorrer a uma das oito (08) bolsas de Mestrado e das onze (11) bolsas de Doutorado DS da CAPES, com vigência a partir de novembro de 2020 até julho de 2021, incluindo a renovação aos que recebem o auxílio.

A exemplo de anos anteriores, o edital 2020, o edital estabelece que as inscrições devem ser feitas em quatro categorias distintas e que têm critérios de avaliação específicos: 1) alunos que receberam bolsa no período entre agosto de 2020 e outubro de 2020 que pleiteiem ou não renovação; 2) alunos que ingressaram nos anos anteriores a 2020 e não têm bolsa, mas estão interessados em pleitear o benefício; 3) alunos ingressantes no processo seletivo de 2020 no PPGJOR; e 4) alunos concluintes do Mestrado ou Doutorado para avaliação de desempenho (prestação de contas).

A Comissão esclarece que, conforme explicitado no edital, os totais de bolsas de Mestrado e Doutorado dependem de confirmação posterior da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em função de eventuais cortes. Esclarece ainda que a destinação de bolsa aos selecionados não necessariamente ocorrerá de forma imediata já no mês de novembro de 2020, podendo ocorrer nos meses seguintes conforme a disponibilidade.

Tags: bolsas 2020mestrandos e doutorandosPPGJor