Aula magna com dirigente da Unesco é na segunda, 14

11/12/2020 08:18

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo realiza sua aula magna de 2020 na próxima segunda-feira, 14, com o tema “Pluralismo polarizado da internet e os riscos para as democracias”.

O conferencista é Guilherme Canela, chefe da Seção de Liberdade de Expressão e Segurança dos Jornalistas do Setor de Comunicação e Informação da Unesco. A atividade é aberta a todos e acontece a partir das 10 horas em transmissão ao vivo aqui no YouTube.

Canela assumiu o posto na sede da Unesco em Paris depois de coordenar diversos trabalhos de destaque na América Latina e Caribe. Atuou em Brasília e Montevideo, e como conselheiro de Comunicação e Informação na região, liderou a Iniciativa de Promoção da Democracia e da Liberdade de Expressão em sistemas judiciais e a Secretaria do Comitê Regional do Programa Memória do Mundo. Nesse período, foi a autoridade regional da Unesco para temas relacionados à segurança dos jornalistas.

Formado em Relações Internacionais pela UnB e mestre em Ciências Políticas pela USP, Canela coordenou o Departamento de Estudos sobre Mídia e Jornalismo da Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI), foi membro do grupo de trabalho do Ministério da Justiça que criou a classificação indicativa de programas na TV, e foi presidente do Comitê Consultivo sobre Infância e Meios no Uruguai.

Guilherme Canela co-organizou 10 livros sobre mídia, direitos humanos, desenvolvimento, democracia e mobilização social. Com Solano Nascimento, publicou o livro “Acesso à Informação e Controle Social das Políticas Públicas“, e participou ativamente nos processos de discussão e implementação de leis de acesso à informação no Brasil e Paraguai.

A aula magna marca o ingresso da turma 2020 no PPGJOR e é um evento oficial e obrigatório para mestrandos e doutorandos, que podem registrar presença aqui.

Tags: EventosPPGJor