PPGJOR realiza Seminário de Internacionalização

24/06/2021 14:06

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo inicia a partir desta sexta-feira, 25 de junho, o seu Seminário de Internacionalização, evento para sensibilizar e incentivar práticas de ampliação de horizontes acadêmicos. O Seminário vai acontecer de forma remota, ao longo de sete semanas, com a participação de convidados com experiência estrangeira no ensino, pesquisa, eventos e publicações. Nos painéis, os convidados vão compartilhar suas vivências em outros países, dar dicas úteis e apontar caminhos.

O coordenador do PPGJOR, Rogério Christofoletti, explica que o seminário é uma atividade formativa voltada a egressos, professores, mestrandos e doutorandos. “Temos diversos exemplos em nosso programa de ações que foram realizadas fora do país. O seminário vai ajudar a difundir esses casos, desmitificando um pouco a internacionalização. Existem muitas oportunidades como bolsas, eventos, cursos e publicações”, ressalta.

O Seminário de Internacionalização vai de 25 de junho a 6 de agosto, sempre às sextas-feiras, das 16 às 17 horas, com transmissão ao vivo no canal de vídeos do PPGJOR no YouTube. A presença em 75% das atividades dá direito a certificado de 8 horas aos participantes.

Confira a programação:

• 25 de junho: Os desafios de estudar na Inglaterra, com a professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Livia Vieira e a jornalista da Agecom/UFSC Amanda Souza de Miranda
  • 2 de julho: Pesquisar e lecionar em Portugal, com a professora Ana Marta Moreira Flores (Universidade Nova de Lisboa), a pesquisadora Marina Empinotti (Universidade da Beira Interior) e o professor Jorge Kanehide Ijuim (UFSC).
  • 9 de julho: Como publicar em revistas estrangeiras, com o professor da Universidade de Brasília e editor da Brazilian Journalism Research e da Sur Le Journalism, Fabio Pereira
  • 16 de julho: Desafios acadêmicos na Alemanha, com a pesquisadora Janara Nicoletti (Berlim) e os doutorandos Wagner Concha e Juliana de Amorim Rosas
  • 23 de julho: Experiências espanholas, com as professoras Gislene Silva e Raquel Ritter Longhi (UFSC) e o professor Matheus Simões Mello (Faculdade Ielusc)
  • 30 de julho: Pesquisar na pandemia: uma experiência no Canadá, com a professora Rita Paulino (UFSC)