Paulo Mueller defende dissertação sobre inovação no telejornalismo catarinense

16/12/2021 08:20

Amanhã, sexta-feira (17), a partir das 15 horas, Paulo José Mueller, mestrando do PPGJOR, defende a dissertação “Telejornalismo local e os aspectos históricos da inovação no telejornal Bom Dia Santa Catarina”, orientada pela professora Cárlida Emerim. A banca de avaliação é formada pelas professoras Cristiane Finger (PUC/RS) e Rita Paulino (UFSC).

A pesquisa parte do estudo de caso do Bom Dia Santa Catarina, um dos mais antigos e ininterruptos programas no ar na televisão catarinense, para investigar e buscar por meio do percurso histórico do telejornal, a existência de elementos inovadores para compreender a função assumida pela inovação no telejornalismo local.

A dissertação está dividida em três capítulos discutindo o estatuto e o papel da imagem na televisão e no telejornalismo, permeando o caminho das inovações e percorrendo a história do objeto empírico. Como metodologia foi adotada uma proposta híbrida pela falta de arquivos públicos de imagem de acesso livre aos programas telejornalísticos mo Brasil, empreendendo pelo estudo de caso e análise semiótica tanto no âmbito do conteúdo quanto da expressão, recorrendo também a História Pública como técnica de pesquisa.

Por meio dos fragmentos de materiais audiovisuais, a análise identifica as características de inovação desde a estreia do programa nos anos 1980 até 2018. Entre os resultados estão a contribuição para o restabelecimento da história recente do telejornalismo local catarinense e do próprio programa estudado, a compreensão de que as inovações tecnológicas pouco contribuíram para potencializar as formas narrativas na produção e no conteúdo noticioso, além da constatação de que a facilitação tecnologia e de inovação não dispensa os seres humanos nos processos constitutivos de um telejornal.

A sessão de defesa acontece a distância, por sistema de videoconferência, e pode ser acompanhada por este link. Estudantes do PPGJOR podem registrar sua presença aqui.

Tags: Defesasmestrandos e doutorandos