Exposição sobre Coronelismo Eletrônico chega à BU

14/03/2016 16:15

NephiJor (6)A exposição “
Coronelismo Eletrônico: as concessões de radiodifusão na história política do Brasil” já está disponível para visitação no hall de entrada da Biblioteca Central da UFSC. A abertura acontece dia 14 de março, às 18 horas, como evento integrante da Semana de Recepção aos Calouros da BU.

Disponível para visitação gratuita durante o horário de funcionamento da BU até o dia 30 de abril, a mostra reúne painéis com dados e documentos sobre o coronelismo eletrônico no Brasil, retratando a relação entre a concessão de licenças de rádio e televisão no país e o cenário político brasileiro, desde Getúlio Vargas até os governos mais recentes. Dentre os exemplos de coronelismo reunidos na mostra estão os casos da família do ex-Ministro das Comunicações, Antônio Carlos Magalhães, que controla a Rede Bahia, e da família do ex-presidente Fernando Collor de Melo, responsável pela Organização Arnon de Mello.

A mostra é organizada pelo Grupo de Pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC), que reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras sob a coordenação da Profa. Dra. Suzy dos Santos e sub-coordenação da pesquisadora Janaine Aires, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na UFSC, a exposição tem coordernação da Profa. Dra. Raquel Longhi, e é organizada pelo Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor), Observatório da Ética Jornalística (ObjETHOS), Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PosJor), em parceria com a Biblioteca Universitária com o apoio do Departamento de Jornalismo da universidade e do Centro de Comunicação e Expressão.