Dois meses de isolamento social: como o PPGJOR está funcionando
As atividades presenciais foram interrompidas na UFSC em 17 de março. O alastramento da epidemia por COVID-19 exigiu rápidas respostas de gestores, professores, servidores e alunos. Todos precisaram se adaptar à nova realidade, buscando condições sanitárias mais seguras.
O PPGJOR também adotou novas rotinas e vem funcionando assim desde então:
> Aulas: foram suspensas para evitar aglomerações de pessoas.
> Bancas de defesa: foram mantidas a distância, e passaram a acontecer por sistema de videoconferência (com gravação e pareceres por escrito). Desde então, foram realizadas duas defesas de doutorado e outras quatro estão marcadas até agosto.
> Exames de qualificação: estão mantidos, também por sistema de videoconferência, e vêm acontecendo.
> Atendimento externo da Secretaria: foi mantido pelo email ppgjor@contato.ufsc.br
> Cumprimento de horário da Secretaria: mantido no horário normal, mas em home-office.
> Cumprimento de horário da Coordenação: mantido no horário convencional, também em home-office.
> Execução das teses e dissertações: alunos mantiveram seus estudos e estão sendo acompanhados pelos orientadores.
> Orientações e atendimento de alunos: mantidas pelos professores, por meio de videochamadas, telefonemas e emails.
> Execução dos projetos de pesquisas dos professores: mantidas, sem trabalho de campo.
> Reuniões do Colegiado: cronograma foi mantido, e as reuniões têm se dado por sistema de videoconferência. Atas são lavradas das reuniões que têm tido maciça participação de docentes e dos representantes discentes.
> Outras reuniões: a coordenação tem participado de reuniões frequentes convocadas pela direção do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e pelo Departamento de Jornalismo, para avaliação da situação e deliberação de ações.
> Edição da revista EJM: editoras e a equipe de colaboradores continuam preparando a edição de junho.
> Grupos de pesquisa: reuniões têm acontecido a distância, conforme agenda dos pesquisadores.
> Projetos de extensão: mantidos, com adaptações necessárias.
> Ações sociais: A pandemia levou associações científicas e meios de comunicação a realizarem debates pela internet e parte de nossos docentes tem atuado como especialistas na área, realizando importante trabalho de divulgação científica e prevenção à doença.
> Preenchimento do relatório Sucupira/Capes: mantido pela Coordenação e Secretaria. Prazo de entrega à ProPG é 5 de junho, conforme determinou a Capes.
> Processo seletivo 2020: foi realizada a 1ª fase e os prazos das demais foram suspensos temporariamente.
> Canais de informação do PPGJOR: site e Twitter são atualizados com regularidade; listas eletrônicas de professores e alunos funcionam normalmente.
> Publicação de artigos, livros e capítulos de livros: professores, mestrandos e doutorandos do PPGJOR deram continuidade à produção intelectual do PPGJOR.