Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Doutoranda do PPGJOR leva formação em educomunicação para educadores de Maputo, Moçambique

    Durante o mês de novembro, a doutoranda do PPGJOR Ivone Rocha, orientanda da professora Rita Paulino, ministrou o curso “Educomunicação: Rede de Afetos e Práticas Transformadoras” para professores de escolas de Maputo, em Moçambique, e educadores da ONG Benção Mult Service (BMS), do mesmo local. A iniciativa, voltada ao fortalecimento das relações educativas por meio da comunicação, trabalhou a escuta ativa e a valorização das identidades locais. Os encontros aconteceram todos os sábados, com três horas de duração, totalizando 15 horas de atividades formativas.
    Ivone pesquisa na área de educomunicação, com enfoque para o jornalismo na sala de aula, a partir do projeto de educação não-formal Memórias em Rede, voltado a contribuir para a formação de adolescentes de escolas públicas por meio dos eixos de valorização: Eu, Família, Escola e Território. Nos encontros com os moradores de Maputo, ela conduziu reflexões e práticas voltadas à construção de ambientes educativos mais acolhedores, colaborativos e conectados às realidades dos estudantes.
    Participaram da formação 14 profissionais da educação, embasados em teorias de Paulo Freire, Jesus Martín-Barbero, Ismar Soares, Mario Kaplún, entre outros. O objetivo foi oferecer subsídios teóricos e práticos de educomunicação para que educadores possam desenvolver ações relacionadas à interface comunicação e educação alinhadas aos eixos mencionados, envolvendo também a preparação para o trabalho.  A doutoranda atuou ainda no fortalecimento de vínculos, no pertencimento e no acolhimento no cotidiano escolar e comunitário.
    Ao longo das aulas os participantes – que pediram a ampliação do curso para 2026 – exploraram metodologias que integram comunicação, narrativas de vida e práticas colaborativas, além de refletirem sobre os desafios enfrentados por crianças e jovens em contextos de vulnerabilidade social.  Para Ivone, o curso foi importante para agregar valor à tese da doutoranda, que poderá levar a experiência para sua pesquisa e mostrar como o jornalismo, direta ou indiretamente, pode influenciar na formação de crianças e jovens. 

     


  • Eleição para Coordenação do PPGJOR acontece na próxima sexta-feira

    O processo eleitoral para escolha da nova coordenação e subcoordenação do PPGJOR/UFSC para o biênio 2026–2028 acontece na próxima sexta-feira, dia 12 de dezembro, das 08h às 15h, em votação presencial na sala 18 do Departamento de Jornalismo.
    O pleito conta com a chapa única “Por um PPGJOR cada vez melhor”, composta pela professora Maria Terezinha da Silva, candidata à coordenadora, e o professor Rogério Christofoletti para subcoordenador.
    Conforme o edital, o colégio eleitoral é formado pelo corpo docente permanente do PPGJOR e pela representação discente no colegiado do Programa, com direito a três votos – o representante titular e, em caso de impedimento, seus suplentes.


  • Pesquisadores do PPGJOR participam da organização de e-book sobre campanhas e estratégias digitais nas eleições municipais de 2024

    Organizado pelos professores Carlos Locatelli, do PPGJOR, Claudio Penteado (UFABC) e Emerson Cervi (UFPR), o livro digital Eleições Municipais 2024: Campanhas e Estratégias Digitais foi lançado  no VIII Congresso internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), que ocorreu entre 2 e 5 de dezembro na UFBA.
    O e-book reúne 11 artigos produzidos por pesquisadores associados ao Instituto e que participam do GT Eleições. A produção editorial foi realizada pela pós-doutoranda e professora Suelyn da Luz, pela doutoranda Renatha Giordani e pelo mestrando Rafael Mafra, do PPGJOR/UFSC. Além da organização e produção editorial da coletânea, os pesquisadores também assinam dois capítulos.
    Renatha e o professor Locatelli produziram o artigo “Microtargeting como estratégia de comunicação eleitoral dos candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2024”, que discute o uso de técnicas de microtargeting digitais nas campanhas municipais paulistanas e evidencia a crescente centralidade das redes sociais na definição das estratégias de comunicação eleitoral.
    No capítulo “Problemas públicos ainda importam? Enchentes na campanha digital de Rio do Sul (SC)”, Suelyn, Renatha, Rafael e Locatelli analisaram se as enchentes recorrentes no município são consideradas tema de interesse público e como aparecem nas agendas e narrativas das candidaturas à prefeitura, durante a campanha de 2024.
    O livro é dividido em duas partes. A primeira reúne artigos com resultados de pesquisas voltadas às dinâmicas eleitorais, que se deram em ambientes digitais. E a segunda apresenta trabalhos que tratam das disputas políticas para além do universo digital. Para fazer download gratuito da obra, clique aqui.


  • Homologação Definitiva de Inscrição de Chapa

    A Comissão Eleitoral designada pela PORTARIA N.º 202/2025/CCE, em consonância com o EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 25/2025/CCE e com os Informativos 01/CE/PPGJor/2025, 02/CE/PPGJor/2025 e 03/CE/PPGJor/2025, visando a eleição do(a)  Coordenador(a) e do(a) Subcoordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, comunica que,  encerrado o período de recursos neste dia 02 de dezembro, 18h, está HOMOLOGADA definitivamente a inscrição da Chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor”, única inscrita, com as seguintes candidaturas:

    Coordenação: Profa. Dra. Maria Terezinha da Silva

    Subcoordenação: Prof. Dr. Rogério Christofoletti

    A eleição está programada para o dia 12 de dezembro de 2025, das 08h às 15h, presencialmente no Departamento de Jornalismo, sala 018, de acordo com determinação do Edital de Convocação.

    Ressalta-se que o Colégio Eleitoral convocado a votar, conforme lista nominal divulgada no Informativo 02 da CE, é composto pelos(as) professores(as) credenciados(as) como permanentes no Programa e pela Representação Estudantil, todos(as) integrantes do Colegiado do PPGJor. No caso da Representação Estudantil, votam somente os(as) titulares ou, se houver impedimento de quaisquer destes(as), seus(suas)  respectivos(as) suplentes. Ou seja, esta tem direito a três (03) votos.


  • Homologação Preliminar de Inscrição de Chapa   

    A Comissão Eleitoral designada pela PORTARIA N.º 202/2025/CCE, em consonância com o EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 25/2025/CCE e com os Informativos 01/CE/PPGJor/2025 e 02/CE/PPGJor/2025, visando a eleição do(a)  Coordenador(a) e do(a) Subcoordenador(a) do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, comunica que,  encerrado o período de apresentação de candidaturas neste dia 01 de dezembro, 17h, registrou a inscrição da Chapa “Por um PPGJOR cada vez melhor”, assim composta:

    Coordenação: Profa. Dra. Maria Terezinha da Silva

    Subcoordenação: Prof. Dr. Rogério Christofoletti 

    Homologada preliminarmente a inscrição, abre-se, a partir de agora, prazo para recursos que se encerrará nesta terça-feira, dia 02 de dezembro, às 18 horas. Eventuais recursos devem ser enviados à Presidenta da Comissão Eleitoral, por e-mail, exclusivamente para o endereço valzuculoto@hotmail.com . Transcorrido o prazo, a homologação definitiva da inscrição será divulgada até às 24h deste mesmo dia 02 de novembro.  A eleição está programada para o dia 12 de dezembro de 2025, das 08h às 15h, presencialmente no Departamento de Jornalismo, sala 018, de acordo com determinação do Edital de Convocação.  Ressaltamos que o Colégio Eleitoral convocado a votar, conforme lista nominal divulgada no Informativo 02 da CE, é composto pelos/asprofessores(as) credenciados(as) como permanentes no Programa e pela Representação Estudantil, todos(as) integrantes do Colegiado do PPGJor. No caso da Representação Estudantil, votam somente os(as) titulares ou, se houver impedimento de quaisquer destes(as), seus(suas)  respectivos(as) suplentes. Ou seja, esta tem direito a três (03) votos.