Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Artigo de pesquisadores do PPGJOR recebe menção honrosa em prêmio internacional

    Publicado em 14/05/2021 às 08:18

    Um artigo com resultados do projeto de pesquisa Journalistic Role Performance, realizado no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina, recebeu menção honrosa no prêmio Wolfgang Donsbach de artigo acadêmico de excelência, concedido anualmente pela divisão de estudos de jornalismo da Associação Internacional de Comunicação (ICA – International Communication Association).

    “Investigating the Gap between Newspaper Journalists’ Role Conceptions and Role Performance in Nine European, Asian, and Latin American Countries” foi publicado em abril de 2020 no International Journal of Press/Politics. Liderado pela coordenadora do projeto, a pesquisadora chilena Claudia Mellado, o artigo é também assinado pelos líderes nacionais de pesquisa Cornelia Mothes (Alemanha), Daniel C. Hallin (Estados Unidos), María Luisa Humanes (Espanha), Maria Lauber (Suíça), Jacques Mick (Brasil), Henry Silke (Irlanda), Colin Sparks (Hong Kong), Adriana Amado (Argentina), Sergey Davydov (Rússia) e Dasniel Olivera (Cuba).

    Foram inscritos 26 papers para o prêmio, um recorde, e o vencedor será anunciado na conferência online da ICA, de 27 a 31 de maio. O comitê de premiação afirmou que o artigo, “por meio de uma avaliação sofisticada, demonstra como as concepções de papéis profissionais convergem ou divergem da prática, descobrindo que as diferenças geralmente têm mais a ver com a orientação para o mercado [das mídias jornalísticas] do que com as diferenças em nível nacional”.

    A equipe brasileira, coordenada pelo professor Mick, é formada pelas estudantes de doutorado em Jornalismo Andressa Kikuti Dancosky, Lynara Ojeda e Tatiane Queiroz e as mestrandas Olga Lopes e Natália Paris. Também atua na equipe brasileira a doutoranda em Sociologia pela UFSC Raíssa Turci.

    O artigo está disponível aqui: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1940161220910106


  • Pesquisador do PPGJOR publica capítulos em dois livros no exterior

    Publicado em 30/04/2021 às 09:47

    Neste mês de abril, dois lançamentos em renomadas editoras internacionais trazem textos assinados por um pesquisador do PPGJOR.

    “Cultures of Transparency: Between Promise and Peril” está saindo pela Routledge e é organizado por Susanne Fengler (Erich Brost Institute for International Journalism da TU Dortmund University), Stefan BergerDimitrij Owetschkin e Julia Sittmann, docentes da  Ruhr University Bochum. O volume reúne textos de autores de diversas partes do mundo abordando criticamente o conceito de transparência na vida social contemporânea. Rogério Christofoletti é o único brasileiro e assina o capítulo “Whistleblowers, Media, and Democracy in Latin America”, em que analisa como denunciantes na mídia se comportam nos países latino-americanos. O texto é um desdobramento da participação do pesquisador numa conferência sobre transparência ocorrida em 2019 em Berlim, Alemanha.

    “News Media Innovation Reconsidered” é um lançamento da Wiley Blackwell, organizado por Maria Luengo e Susanna Herrera-Damas, ambas da Universidad Carlos III, da Espanha. A coletânea traz textos que discutem como a ética e os valores jornalísticos estão impactando e sendo afetados por esforços inovadores de reconstrução da indústria de mídia. Entre os autores estão Stephen J. WardJosé Alberto García-AvilésAlfred Hermida. “Transparency, Innovation, and Journalism” é o capítulo assinado por Christofoletti, e a transparência é analisada como um fator de inovação que pode distinguir positivamente alguns empreendimentos jornalísticos.


  • Daiane Bertasso publica artigo na Fronteiras

    Publicado em 28/04/2021 às 09:00

    A mais recente edição da revista Fronteiras, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, acaba de ser publicada e traz entre os destaques o artigo “Os sentidos sobre as mulheres no discurso da revista Claudia ao longo de uma década (2009-2019)”, assinado pela professora do PPGJOR Daiane Bertasso e pela pesquisadora Amanda Regina Rosa.

    De acordo com as autoras, foram analisadas capas e reportagens de capa de 12 edições da revista Claudia, buscando mapear as marcas discursivas que ajudam a fixar sentidos sobre as mulheres. Utilizando a metodologia de Análise do Discurso francesa, as pesquisadoras também quiseram identificar se a publicação reproduzia estereótipos sobre o gênero feminino. Foram identificadas sete formações discursivas que envolvem o reforço da beleza, do consumo, do profissionalismo, da capacidade multitarefa, da maternidade, do casamento e do poder enquanto atributos relacionados às mulheres. “Foi possível notar uma modificação no discurso da revista, com a diminuição da reprodução de estereótipos e o fortalecimento das mulheres enquanto batalhadoras”, concluíram. Apesar disso, os sentidos permanecem legitimando atribuições tradicionalmente associadas ao gênero feminino.

    Para acessar a revista Fronteiras na íntegra, clique aqui; e para ter acesso ao artigo das autoras, aqui.


  • Encontro da Rede Alcar Sul começa amanhã

    Publicado em 28/04/2021 às 08:17

    A 8ª edição do Encontro Regional Sul de História da Mídia (ALCAR SUL) começa amanhã, 29, de forma remota, enfocando as crises históricas do campo da comunicação.

    O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e PPGJOR.

    A abertura é às 19 horas, e na sequência, os professores Eduardo Meditsch (UFSC/UnB) e Antônio Hohlfeldt (PUC/RS) debatem “As crises de comunicação e os reflexos na história”, com mediação da professora Cárlida Emerim (UFSC).

    No dia seguinte, sexta (30), às 10 horas, as professoras Maria Berenice Machado (UFRGS), Claudia Peixoto de Moura (PUC/RS) e Karina Janz Woitowicz (UEPG/PR) debatem “A história da mídia no sul do Brasil: a contribuição da pesquisa”, com mediação da professora Rita Paulino (UFSC). Às 14h30, tem a palestra “Conversas históricas: a ALCAR”, com a presidente da entidade, Christina Ferraz Musse (UFJF/MG). A conferência de encerramento é com a professora Marialva Barbosa (UFRJ) sobre “Comunicação e a historicidade das crises”, com mediação da professora Valci Zuculoto (UFSC).

    Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do evento no YouTube.


  • Provas da Segunda Fase da Seleção 2021 acontecem amanhã

    Publicado em 27/04/2021 às 08:48

    O PPGJOR realiza amanhã, 28, a segunda etapa do seu Processo Seletivo 2021 com a aplicação das provas de conhecimento específico. Vinte e três (23) candidatos a vagas no Mestrado e 21 de doutorado, distribuídos nas três linhas de pesquisa do Programa, estão aptos a participar. Atendendo às restrições sanitárias impostas pela Covid-19, esta fase será realizada a distância, pela internet, por meio do site da revista Estudos em Jornalismo e Mídia.

    A Comissão de Seleção publicou orientações e um tutorial para auxiliar os candidatos.

    As notas das provas e os resultados preliminares serão conhecidos em 21 de maio no site do PPGJOR.

    Todos os documentos e notícias referentes ao Processo Seletivo deste ano podem ser conferidos aqui.


  • Comissão informa resultado definitivo da 1ª Fase da Seleção 2021

    Publicado em 22/04/2021 às 14:53

    A Comissão de Seleção do PPGJOR torna público o edital com o resultado definitivo da Primeira Fase do Processo Seletivo 2021. Não houve apresentação de recursos ou pedidos de revisão da avaliação. Foram aprovados 23 candidatos a vagas no Mestrado e 21 para as de Doutorado. Todos estão aptos a fazer as provas de conhecimentos específicos que compõem a Segunda Fase. As provas acontecem na próxima quarta-feira, 28, a distância.

    As instruções para a realização da etapa estão expressas aqui e no tutorial especialmente produzido para orientar os candidatos.

    Atenção, optantes por vagas de ações afirmativas: a banca de aferição das autodeclarações deve acontecer entre maio e junho, conforme prevê o Edital 03/PPGJOR/2021. Em breve, a Secretaria do PPGJOR entrará em contato por email para agendar.

    Todos os documentos e notícias referentes ao Processo Seletivo deste ano podem ser conferidos aqui.


  • Nota da direção e dos programas de pós-graduação do CCE sobre nomeação da nova presidente da Capes

    Publicado em 22/04/2021 às 14:24

    Tornamos públicas a nossa preocupação e a nossa indignação diante da nomeação de Cláudia Mansani Queda de Toledo como presidenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Somamo-nos, assim, às manifestações de diferentes sociedades científicas que veem com apreensão tal decisão. A atual presidenta não tem qualificação nem experiência acadêmica condizentes com o comando de uma agência estratégica para o desenvolvimento da pesquisa, que avalia, conduz e financia todo o sistema de pós-graduação do país. Por isso, solicitamos que o Ministério da Educação reveja urgentemente o ato, a fim de não colocar em risco os avanços da pós-graduação no Brasil.

    Florianópolis, 20 de abril de 2021.

    Fábio Lopes da Silva – Diretor do CCE/UFSC

    Andréia Guerini – Coordenadora do PPGET/UFSC

    Carlos Eduardo Capela – Coordenador do PPLIT/UFSC

    Rosane Silveira – Coordenadora do PPGI/UFSC

    Rogério Christofoletti – Coordenador do PPJOR/UFSC

     

    Leia notas da Sociedade Brasileira de Física, da Compós e ANCIB e da Abralin,Anpoll, ABH, Abralic e ABPI.


  • Processo Seletivo 2021: instruções para a prova do dia 28

    Publicado em 20/04/2021 às 17:00

    O PPGJOR realiza na quarta-feira, 28, a segunda etapa do seu Processo Seletivo 2021. Vinte e três (23) candidatos a vagas no Mestrado e 21 de doutorado fazem as provas de conhecimento específicos, baseadas nas bibliografias listadas no edital. Obedecendo as restrições sanitárias decorrentes da Covid-19, a segunda etapa será realizada a distância, pela internet.

    A Comissão Seleção orienta todos os candidatos:

    • Leia o tutorial para fazer a prova, publicado aqui.
    • Faça previamente seu cadastro junto ao sistema da revista Estudos em Jornalismo e Mídia. É nesse ambiente virtual que estarão os enunciados das provas e é nele também que serão inseridos os arquivos com as respostas dos candidatos.
    • O tempo de prova é de 3,5 horas. Começa às 14 horas e vai até 17h30.
    • Às 14 horas, acesse a página de entrada da revista e acesse Aplicação das Provas do Processo Seletivo PPGJOR 2021, onde estarão os links dos enunciados por nível (mestrado ou doutorado) e linha de pesquisa.
    • Baixe o arquivo da prova escolhida e faça offline, se preferir. Depois, retorne à página da revista para inserir a prova, como se estivesse submetendo artigos à revista. O passo-a-passo está no tutorial.
    • A prova deve ser inserida até as 17h30. Há uma tolerância de duas horas para a postagem prevendo eventuais problemas técnicos ou de conexão. Depois das 19h30, nenhuma prova será recebida.
    • Durante a prova, dúvidas poderão ser tiradas pelo email processoseletivo.ppgjor@contato.ufsc.br
    • Os resultados com as médias das provas serão publicados em 21 de maio no site do Programa.

    Todos os documentos e notícias referentes ao Processo Seletivo deste ano podem ser conferidos aqui.


  • Seleção 2021: resultado preliminar da 1ª fase

    Publicado em 16/04/2021 às 08:06

    O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo torna público o resultado preliminar da primeira fase do Processo Seletivo 2021. A lista traz os nomes e os números de inscrição de candidatos aprovados e não-aprovados na etapa de avaliação de projetos.

    De acordo com o cronograma retificado, pedidos de revisão de avaliação devem ser enviados entre 17 e 20 de abril. As respostas aos recursos saem até o dia 27 de abril. Resultados definitivos da etapa também serão publicados na mesma data.

    Todos os documentos e notícias referentes ao Processo Seletivo deste ano podem ser conferidos aqui.


  • Prorrogado prazo de resumos para 8º Alcar Sul

    Publicado em 15/04/2021 às 21:37

    A organização do 8º Encontro Regional Sul de História da Mídia – ALCAR SUL – informa que está prorrogado até a próxima segunda-feira, dia 19 de abril, o prazo de submissões de trabalhos na forma de resumos expandidos. O evento será realizado em 29 e 30 de abril, e é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e PPGJOR.

    Os aceites serão divulgados até dia 25 de abril.  Não haverá apresentação de trabalhos no evento. Os resumos expandidos aceitos serão publicados nos anais do evento. Para garantir a publicação nos anais, autores devem efetuar e confirmar o pagamento das inscrições até 28 de abril.

    Após o evento, em prazos e modelo ainda a serem divulgados, todos os participantes com resumos aceitos serão convidados a enviar artigos completos para inclusão no e-book do 8° Alcar Sul, que a ser lançado até agosto.

    Mais informações no site: https://alcarsul.ufsc.br/8/