Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • PPGJor marca presença no 1º evento internacional “Lusofonia em Debate”

Publicado em 19/05/2024 às 12:21

Pesquisadoras e pesquisadores do PPGJor participam do 1º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate, entre os dias 21, 22 e 23 de maio,  apresentando trabalhos e coordenando mesas. O evento, em formato híbrido, destina-se a debater os processos comunicacionais nos países de língua portuguesa.

Na terça-feira, dia 21, a partir das 14h30, Valci Zuculoto (PPGJor) e Álvaro Bufarah (Mackenzie), ambos do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio (Girafa/UFSC/CNPq), integram a mesa História da Comunicação, apresentando o artigo “Do rádio de antena à migração AM-FM e ao podcast – revisitando os mais de 100 anos de história do meio no Brasil”.

Na quarta-feira, dia 22, 14h30, a professora Fabiana Piccinin será uma das coordenadoras da mesa de Jornalismo. Nesta mesa também apresentará dois trabalhos com alunas do PPGJor integrantes do Grupo de Estudos sobre Narrativas Audiovisuais Jornalísticas (GENAJOR/CNPQ). O trabalho com a mestranda Karin Konzen Franco se chama “A apuração no radiojornalismo em tempos de convergência: o caso da Rádio Super Najuá FM” e o trabalho com a mestranda Elaíse Cidral de Oliveira é intitulado  “Youtube é a nova televisão?: Uma análise da relação entre o Balanço Geral da NDTV Record de Itajaíe a plataforma Youtube”.

Também na quarta-feira, na mesma mesa, o mestrando Alcides Mafra e a professora Valci Zuculoto expõem o trabalho “A reportagem radiofônica e o jornalismo narrativo em podcast no Brasil: pontos de aproximação e possíveis distanciamentos”. O evento, que acontece de forma virtual e síncrona, pode ser acessado pelo link.

• Professora do PPGJOR discute o papel do rádio no desenvolvimento das comunidades no Brasil

Publicado em 19/05/2024 às 11:47

A professora e pesquisadora do PPGJor Valci Zuculoto será painelista da 3ª Plenária Nacional das Rádios Comunitárias, promovida pela Abraço Brasil, a Associação Brasileira dessas emissoras. O evento acontece de 21 a 23 de maio, em Brasília e vai discutir a situação das rádios comunitárias no país com representantes do governo federal, parlamento brasileiro e setores da mídia pública e alternativa. Valci vai participar por videoconferência da mesa  cujo tema é “Quem promove a comunicação, constrói o desenvolvimento politico, cultural e econômico das Comunidades e do Brasil”, na terça-feira, dia 21, a partir das 10h. O evento pode ser acompanhado pelas plataformas do YouTube e do Facebook da ABRAÇO.

• Reabertas inscrições ao PDSE até 26/05

Publicado em 15/05/2024 às 12:59

Por determinação da Capes, a PROPG reabriu as inscrições  internas até 26/05/2024, ao PDSE, o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior 2024.

Para os interessados, as inscrições e a participação no Programa seguem os termos do
    Edital 03/PPGJOR/2024,  exceto o cronograma.

• PPGJOR solidário à tragédia no RS organiza debate sobre Fake News e colapso climático

Publicado em 13/05/2024 às 20:05

O jornalista Luiz Fernando Menezes, da Agência as Fatos, é o convidado para o debate sobre “Fake News e colapso climático”, organizado pela professora do PPGJOR, Stefanie Silveira. O JOR solidário integra a programação das atividades do movimento de greve dos professores da UFSC e pretende, a partir da discussão geradas, se solidarizar com a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Além da conversa com o jornalista, está programada também, a comercialização de livros usados, bolos e doces, cuja renda será enviada para as vítimas das cheias.

• Congreso Internacional Médios y Gobernanza en América Latina, España y Portugal tem participação de professor do PPGJOR

Publicado em 13/05/2024 às 12:26

Na quarta-feira, 15/05, começa em Valencia (Espanha) o Congreso Internacional Médios y Gobernanza en América Latina, España y Portugal, evento que vai discutir qualidade do jornalismo em tempos de precarização da profissão e desordem informativa. O professor Rogério Christofoletti participa como apresentador de trabalho e como moderador de uma das mesas online, debatendo a estrutura da mídia brasileira e fatores que dificultam o aprimoramento da qualidade local. O evento vai até a sexta, 17/05, é uma promoção do MediaFlows, grupo de pesquisa da Universidad de Valencia, e tem como conferencistas Silvio Waisbord (George Washington University) e Mireya Márquez-Ramírez (Universidad Iberoamericana do México). Confira o site do evento.