Jornalismo de moda e Twitter são temas de dissertação nesta semana

24/10/2012 12:06

A mestranda Ana Marta Moreira Flores defende na próxima sexta-feira (26) a dissertação intitulada “Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil”, sob orientação da professora Raquel Ritter Longhi.

Compõem a banca as professoras Renata Pitombo Cidreira, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  Gislene da Silva e Rita Paulino, ambas da Universidade Federal de santa Catarina (UFSC). A defesa acontece na sala de videoconferência no dia 26 de outubro, a partir das 14h30.

O trabalho parte da aproximação teórica do jornalismo com a moda em uma construção apoiada por autores como Otto Groth, Luiz Beltrão, Gilles Lipovetsky e Lars Svendsen para, então, adentrar o cenário convergente em que se encontra o jornalismo contemporâneo. O microblog Twitter surge como manifestação real desse movimento convergente e é tomado como elemento da análise empírica na pesquisa. A categorização das apropriações do microblog pelo jornalismo de moda brasileiro – representado por perfis de veículos especializados e de perfis pessoais – configura uma delimitação deste jornalismo especializado que sugere se adaptar em busca de um público cada vez mais difuso.

A defesa poderá ser acompanhada ao vivo pela internet por este link.