Dissertação aborda conflitos entre público e privado nas redes sociais

13/11/2012 07:57

O POSJOR promove mais uma defesa pública de dissertação amanhã, a partir das 14 horas. A mestranda Janara Nicoletti defende o trabalho “O público e o privado no uso de redes sociais por jornalistas”, em que apresenta 34 documentos sobre o uso de redes sociais editadas por organizações jornalísticas brasileiras e internacionais. Essas normativas têm como foco orientar e normatizar a conduta dos jornalistas no uso das redes sociais digitais.

De acordo com as diretrizes expressas nos documentos analisados, a pesquisadora identificou que existe uma evidente contradição no posicionamento das organizações. De um lado, há o incentivo de fazer parte, interagir com o público e apreender novas formas de potencializar o trabalho jornalístico das redes sociais; do outro, há um grande controle para regular e limitar a conduta pessoal dos jornalistas em seus perfis pessoais, a fim de proteger a reputação e a imagem da empresa.

A banca avaliadora é formada pelos professores Elizabeth Saad Corrêa, da Universidade de São Paulo (USP), Bernardo Kucinski e Raquel Ritter Longhi, ambos da UFSC. O trabalho foi orientado pelo professor Rogério Christofoletti, e sua defesa pública acontece na sala de videoconferência do CCE, de onde terá transmissão ao vivo pela internet.