Processo Seletivo

Editais, prazos e provas

O processo seletivo é anual e acontece sempre no primeiro semestre do ano, para ingresso nos cursos em agosto. O edital de seleção é publicado em março (veja o de 2015), a inscrição é online, gratuita e no momento em que é feita – em abril – deve ser anexado o Projeto de Pesquisa. Outras etapas da seleção ocorrem geralmente entre maio e junho. O período de matrícula se dá entre junho e julho e as aulas começam em agosto.

Qualquer pessoa pode se submeter à seleção, desde que tenha concluído a graduação ou mestrado em qualquer área do conhecimento. Os cursos de Mestrado e Doutorado não são exclusividades só de jornalistas formados.

Os cursos são gratuitos: não são cobradas mensalidades nem taxas de matrícula dos alunos. Para quem pretende participar do processo seletivo do POSJOR, o curso abre algumas vagas para Disciplina Isolada (ver explicação adiante).

O edital de seleção traz todas as informações sobre datas, prazos, documentação exigida, endereço, ficha de inscrição online e etapas das provas e entrevistas. IMPORTANTE: já observar a necessidade da proficiência em línguas estrangeiras e o modelo de projeto de pesquisa recomendado.

A seleção para os cursos do POSJOR é muito disputada. Em 2007, inscreveram-se 56 candidatos para concorrer a 10 vagas de Mestrado. Eles eram egressos de 27 instituições de oito estados brasileiros e de dois outros países. Em 2008, foram 57 os inscritos, vindos de 38 instituições de doze estados brasileiros, com oito alunos selecionados. Em 2009, o número de candidatos aumentou para 58, sendo 12 os aprovados. Em 2010, foram 56 inscritos e 18 selecionados. Em 2011, 58 candidatos se inscreveram e 13 ingressaram no programa. Em 2012, 60 candidatos se inscreveram para disputar as 20 vagas. Eles vieram de 37 instituições de onze estados mais o Distrito Federal. Dezoito foram selecionados. Em 2013, 47 candidatos se habilitaram e dez foram aprovados para o Mestrado. Em 2014, houve 23 candidaturas ao doutorado e 56 para o mestrado. Foram selecionados cinco doutorandos e 15 mestrandos.

Projeto de Pesquisa

O projeto deve evidenciar domínio de metodologia científica compatível com o nível de Mestrado, além de tratar de tema claramente definidovinculado a uma das Linhas de Pesquisa da Área de Concentração em Jornalismo. Esta adequação temática é critério na primeira fase da seleção. Quanto à escolha do tema, também é importante considerar que uma pesquisa de Mestrado é um trabalho de fôlego, previsto para durar até dois anos, e para Doutorado (quatro anos), portanto faz-se imprescindível um tema que motive o seu autor. Tema que o candidato já domine, por experiência profissional ou acadêmica, proporcionando uma pesquisa de maior profundidade. Mesmo sendo caracterizado como um ‘anteprojeto’, porque será aperfeiçoado durante o curso, o mesmo deve estar o mais próximo possível do padrão de pesquisa científica.

É fundamental que o projeto de pesquisa tenha aderência a um ou mais projetos em desenvolvimento no Programa. Não é suficiente que a proposta seja oportuna e viável se ela não dialogar com os interesses de investigação e pesquisa de ao menos um dos eventuais orientadores. Bons projetos podem ser descartados se não estiverem nos campos de especialidades do corpo docente.

Diversos livros de metodologia trazem orientações de como estruturar um bom projeto. Além dos cuidados formais, é importante que ele tenha clareza quanto ao tema, com objetivos e metodologia que dialoguem, além de coerência entre esses itens. Um bom projeto parte de uma revisão bibliográfica exaustiva sobre o que já foi publicado a respeito do tema e ainda propõe um avanço a partir disso, seja através de uma nova verificação empírica ou proposta de aplicação, seja através de uma nova perspectiva teórica.

Bibliografias relacionadas à temática dos anteprojetos podem ser encontradas em bibliotecas universitárias e livrarias, bem como em sites de pesquisas pela internet. O portal de periódicos da CAPES e os sites das entidades acadêmicas da área (SBPJor, FNPJ, Intercom, Compós etc.) e dos programas de pós-graduação da grande área da Comunicação, assim como a Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, são excelentes fontes para a busca de bibliografia especializada, por meio de teses e dissertações, assim como artigos publicados em revistas acadêmicas e anais de congressos científicos. As bibliografias das disciplinas do Posjor e dos projetos de pesquisa de seus docentes servem como bom ponto de partida para a busca e a seleção dessas referências.

O projeto de pesquisa será analisado na primeira etapa do processo de seleção, e essa etapa é eliminatória. Só fará as demais etapas quem tiver seu projeto aprovado pela Comissão de Seleção. Recomenda-se que o projeto seja organizado na seguinte estrutura:

(Tamanho máximo: de 10 a 15 páginas. Fonte Times New Roman, corpo 12)
 
TÍTULO
AUTOR

Sumário:
1 TEMA/INTRODUÇÃO
 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.
3 JUSTIFICATIVA
4 PROBLEMA / OBJETO DE ESTUDO
5 OBJETIVOS
6 REFERENCIAL TEÓRICO
METODOLOGIA/PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
8 BIBLIOGRAFIA
 


Professores e Linhas de Pesquisa

O POSJOR conta com quinze docentes, concentrados em duas linhas de pesquisa.

Na Linha 1 – Jornalismo, Cultura e Sociedade, atuam os professores Carlos Augusto Locatelli, Daisi Vogel, Eduardo Meditsch, Francisco José Castilhos Karam, Gislene da Silva, Jorge Kanehide Ijuim e Mauro César Silveira. Na Linha 2 – Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo, atuam os professores Antonio Brasil, Cárlida Emerim, Raquel Longhi, Rita Paulino, Rogério Christofoletti e Valci Zuculoto.

Vale ressaltar que o corpo docente participa da Comissão de Seleção que julga os anteprojetos e, desta forma, os professores não dão assessoria aos candidatos que prestam a seleção. Então, para conhecer melhor cada professor e sua linha de pesquisa específica, visite a página do corpo docente neste site.

Proficiência em Língua Estrangeira

Todos os candidatos ao Mestrado e Doutorado em Jornalismo terão que apresentar o comprovante de  proficiência em Inglês, geralmente um texto para interpretação, tradução e discussão.

Doutorado, é necessária a proficiência de mais uma língua estrangeira (veja edital vigente).

Candidatos Estrangeiros

Os diplomas e históricos escolares estrangeiros precisam ser autenticados no Consulado do Brasil no país de origem. A Comissão de Seleção, de acordo com a legislação vigente,  avaliará se o diploma estrangeiro corresponde à graduação ou à pós-graduação  brasileira, para fins de continuidade de estudos no Mestrado ou Doutorado.

Critérios para homologação das inscrições:

Currículo Lattes cadastrado na plataforma do CNPq

O Currículo Lattes é um banco de dados mantido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) onde são depositados os currículos acadêmicos dos pesquisadores de todas as áreas, detalhando a sua vida acadêmica e produção científica, assim como um diretório de seus grupos de pesquisa. Alunos de pós-graduação também necessitam cadastrar seus currículos lá, através do preenchimento de um formulário on line que precisa ser atualizado permanentemente. A Plataforma Lattes é uma excelente fonte de informação sobre o trabalho dos pesquisadores e de suas equipes, permitindo conhecer e melhorar os perfis dos docentes e discentes do POSJOR e saber o que já publicaram.

2. Projeto vinculado a uma das Linhas de Pesquisa

A opção por uma das linhas de pesquisa em funcionamento no curso e a adequação à sua respectiva ementa são condições essenciais para um projeto ser aprovado na primeira etapa de avaliação, visto dialogar com os trabalhos já desenvolvidos ou em desenvolvimento nos grupos de pesquisa respectivos deste Programa de Pós-Graduação. Ou seja, recomenda-se a proximidade do projeto apresentado às pesquisas em andamento orientadas pelos professores do POSJOR, em termos de temática ou perspectiva teórica.

3. Projeto com aderência a algum projeto em desenvolvimento no Programa

Além de estar enquadrado em uma das linhas de pesquisa, o projeto deve dialogar com alguma investigação em curso no POSJOR, dentro do campo de interesse em orientação ou especialidade do corpo docente

4. Ter concluído o curso de Graduação ou Mestrado até a data de inscrição

A Comissão de Seleção, formada pelos docentes do POSJOR, somente homologa as inscrições dos candidatos que já tenham concluído o curso de graduação até a data de inscrição da seleção e que já possuem, pelo menos, o atestado de conclusão de curso.

5. Disponibilidade para se dedicar ao Curso

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Jornalismo desenvolve suas atividades no período vespertino, das 14h às 18h. Nos dois primeiros semestres letivos do curso, a carga horária das disciplinas ocupa de duas a três tardes por semana. O candidato deve atentar para a possibilidade de dedicação ao curso neste horário.

Bolsas

Os cursos de Mestrado e Doutorado em Jornalismo contam com algumas bolsas da CAPES que atendem à parcela dos alunos. Bolsistas serão escolhidos por meio de uma seleção feita após o início do curso. O número de bolsas depende da política de distribuição de cotas por Programa de Pós-Graduação da UFSC, da própria CAPES e do MEC.

Disciplinas Isoladas

O POSJOR oferece a quem estiver interessado em seus cursos, e que possua graduação concluída, a possibilidade de cursar uma disciplina isolada por semestre. Em sendo aprovado na disciplina com conceito A ou B, o aluno poderá validar esses créditos caso ingresse no Programa, até o limite de oito créditos. Os passos para inscrição, incluindo o limite de vagas abertas, são divulgados neste site na quinzena anterior ao início de cada semestre. As disciplinas são oferecidas à tarde, de segunda a sexta-feira, e os encontros são semanais. A matrícula em Disciplina Isolada não assegura nenhum vínculo com cursos regulares, portanto, os candidatos aceitos não farão jus a identidade estudantil ou algum dos seguintes benefícios: Casa de Estudante, Biblioteca Universitária, bolsa ou subvenção para utilização do Restaurante Universitário. O aluno matriculado em Disciplina Isolada terá de cumprir as mesmas exigências feitas aos alunos regulares, especialmente quanto à frequência mínima de 75% das aulas. O candidato selecionado deverá no ato da matrícula apresentar: comprovante de pagamento de taxa à UFSC, diploma de graduação com cópia, RG e CPF com cópias.

Mais Informações

Outras informações podem e devem ser procuradas nas diversas seções deste site e nos links ali disponibilizados. As dúvidas que persistirem podem ser tiradas pelo telefone (48) 3721-6610, sempre das 14h às 18h, ou por meio do e-mail posjor@contato.ufsc.br  .