Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • PPGJOR solidário à tragédia no RS organiza debate sobre Fake News e colapso climático

    Publicado em 13/05/2024 às 20:05

    O jornalista Luiz Fernando Menezes, da Agência as Fatos, é o convidado para o debate sobre “Fake News e colapso climático”, organizado pela professora do PPGJOR, Stefanie Silveira. O JOR solidário integra a programação das atividades do movimento de greve dos professores da UFSC e pretende, a partir da discussão geradas, se solidarizar com a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Além da conversa com o jornalista, está programada também, a comercialização de livros usados, bolos e doces, cuja renda será enviada para as vítimas das cheias.


  • Congreso Internacional Médios y Gobernanza en América Latina, España y Portugal tem participação de professor do PPGJOR

    Publicado em 13/05/2024 às 12:26

    Na quarta-feira, 15/05, começa em Valencia (Espanha) o Congreso Internacional Médios y Gobernanza en América Latina, España y Portugal, evento que vai discutir qualidade do jornalismo em tempos de precarização da profissão e desordem informativa. O professor Rogério Christofoletti participa como apresentador de trabalho e como moderador de uma das mesas online, debatendo a estrutura da mídia brasileira e fatores que dificultam o aprimoramento da qualidade local. O evento vai até a sexta, 17/05, é uma promoção do MediaFlows, grupo de pesquisa da Universidad de Valencia, e tem como conferencistas Silvio Waisbord (George Washington University) e Mireya Márquez-Ramírez (Universidad Iberoamericana do México). Confira o site do evento.


  • Professor do PPGJOR discute ética jornalística em rádio argentina

    Publicado em 13/05/2024 às 12:15

    O professor Rogério Christofoletti, do PPGJOR, foi um dos debatedores do programa radiofônico “Conversaciones Integradas”, da Universidad Nacional de La Matanza, da Argentina. A atração é um projeto do Departamento de Humanidades e Ciência Sociais, e foi transmitido no domingo passado, 12, com versão em vídeo pelo YouTube. O tema do programa foi ética da comunicação e, além de Christofoletti, também participaram outras cinco especialistas: Silvia Martínez Martínez (Espanha), María del Carmen Llontop Castillo (Peru), Diana Lucía Álvarez Macías (México), Eugenia Herrero e Norma Unzain (ambas da Argentina). Com apresentação de Florencia Romano e 55 minutos de duração, o programa abordou desafios do ensino de jornalismo, impactos da inteligência artificial e a necessidade de uma discussão integrada sobre ética jornalística na América Latina. Para conferir, acesse o link.


  • Doutoranda de Coimbra em estágio de pesquisa no PPGJOR investiga as condições de trabalho das jornalistas

    Publicado em 10/05/2024 às 14:12

    A pesquisadora Bibiana Garcez está fazendo um estágio de pesquisa junto ao PPGJOR durante os meses de maio e julho de 2024. Bibiana é doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra, em Portugal, e nesse intercâmbio está estudando as condições de trabalho das jornalistas mulheres – brasileiras e portuguuesas – que atuam como freelancer no Brasil, experienciam as questões de gênero e a precarização do trabalho no contexto das transformações operadas nesse mercado a partir do contexto neoliberal contemporâneo. Bibiana foi recebida pelo professor Samuel Pantoja Lima, cujas pesquisas tratam do Perfil do Jornalista no Brasil e sua condição de trabalho. A pesquisa é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia(FCT/Portugal).


  • Novas funções e atividades põem em discussão os limites da ética jornalística

    Publicado em 08/05/2024 às 18:18

    Perfil do jornalista do século 21 vai ser apresentado por Pós-doutorando do PPGJOR

    Fred Ghedini, atual Pós-doutorando do PPGJOR, vai apresentar a pesquisa desenvolvida durante o curso sobre os “Novos Contornos no Jornalismo e na Profissão de Jornalista”, nesta quinta-feira, dia 09/05, das 14h às 16h30, na sala Machado de Assis, 407 do bloco B. Ghedini foi supervisionado pelo professor Jacques Mick, do PPGJOR na pesquisa “Rumo à taxonomia das funções e atividades no jornalismo brasileiro – uma análise preliminar” que observou o Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021.

    Segundo o pesquisador, a taxonomia das funções e das atividades do trabalho jornalístico, no contexto das mudanças no exercício da profissão, exige a rediscussão dos valores, da ética e da deontologia do Jornalismo.  Por isso, conforme Ghedini, antes de pensar em classificar as novas e velhas funções e atividades, é preciso perguntar até que ponto cada um dos fazeres profissionais nesta segunda década do século 21 deve – ou não – ser considerado como prática jornalística.  O levantamento analisou as funções e atividades nas grandes redações dos anos 1970-1980, principalmente em São Paulo.

    As inscrições para o evento, que vai acontecer em formato híbrido, tanto presencialmente quanto à distância, podem ser realizadas pelo formulário. E os inscritos poderão ter acesso ao relatório de pesquisa com antecedência.