Novas funções e atividades põem em discussão os limites da ética jornalística

08/05/2024 18:18

Perfil do jornalista do século 21 vai ser apresentado por Pós-doutorando do PPGJOR

Fred Ghedini, atual Pós-doutorando do PPGJOR, vai apresentar a pesquisa desenvolvida durante o curso sobre os “Novos Contornos no Jornalismo e na Profissão de Jornalista”, nesta quinta-feira, dia 09/05, das 14h às 16h30, na sala Machado de Assis, 407 do bloco B. Ghedini foi supervisionado pelo professor Jacques Mick, do PPGJOR na pesquisa “Rumo à taxonomia das funções e atividades no jornalismo brasileiro – uma análise preliminar” que observou o Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021.

Segundo o pesquisador, a taxonomia das funções e das atividades do trabalho jornalístico, no contexto das mudanças no exercício da profissão, exige a rediscussão dos valores, da ética e da deontologia do Jornalismo.  Por isso, conforme Ghedini, antes de pensar em classificar as novas e velhas funções e atividades, é preciso perguntar até que ponto cada um dos fazeres profissionais nesta segunda década do século 21 deve – ou não – ser considerado como prática jornalística.  O levantamento analisou as funções e atividades nas grandes redações dos anos 1970-1980, principalmente em São Paulo.

As inscrições para o evento, que vai acontecer em formato híbrido, tanto presencialmente quanto à distância, podem ser realizadas pelo formulário. E os inscritos poderão ter acesso ao relatório de pesquisa com antecedência.