Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Aula magna 2021 aborda novos populismos

    Publicado em 15/09/2021 às 12:00

    O PPGJOR realiza sua aula magna 2021 na próxima segunda-feira, 20, com a conferência da professora Liziane Guazina, da Universidade de Brasília (UnB). Com o título “Jornalismo e Novos Populismos”, a atividade começa às 10 horas, de forma remota, podendo ser acompanhada pelo canal de vídeos do Programa.

    Liziane Soares Guazina é professora do Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UnB. Doutora em Comunicação, é líder dos grupos de pesquisa Cultura, Mídia e Política e Observatório do Populismo do Século XXI. Liziane foi Visiting Scholar na Università Degli Studi di Milano entre 2019 e 2020, aprofundando estudos justamente sobre novas tendências dos populismos extremistas em diversas partes do mundo. A professora é ainda autora de trabalhos nas áreas de jornalismo político, comunicação e política, comunicação pública e comunicação e gênero. Além disso, co-organizou vários livros, entre eles: “Desconstruindo uma queda: a mídia e o impeachment de Dilma Rousseff”, “Diálogos Lusófonos em Comunicação” e “Política e Gênero em pauta: desconstruindo violências, construindo novos caminhos”.

    A aula magna 2021 é uma atividade oficial do PPGJOR para recepção dos 26 pós-graduandos ingressantes, e objetiva também integrar toda a comunidade do PPGJOR, além de interessados pelo tema.


  • Professora do PPGJOR participa de eventos internacionais

    Publicado em 14/09/2021 às 09:00

    A professora Raquel Ritter Longhi participa amanhã, 15, do 1º Encontro Internacional de Pesquisadores em Intermidialidade, evento que faz parte do 10º Colóquio Internacional Leitura e Cognição. Além de trocar ideias com outros pesquisadores brasileiros e de países como Alemanha, Itália, Canadá, Portugal, Suíça, México, Irlanda, Romênia, a pesquisadora do PPGJor vai apresentar seus estudos em narrativas intermídia no ciberjornalismo, convergência de linguagens e fusão conceitual no ambiente da hipermídia. O evento começa às 15h30, e as inscrições podem ser feitas neste link.

    O evento é promovido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (UNISC), Departamento de Ciências, Humanidades e Educação, Curso de Letras (UNISC) e Curso de Comunicação Social (UNISC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS, Universidade Federal de MInas Gerais, Universidade Federal de Juiz de Fora,  e os grupos de pesquisa Intermídia e Intermidialidade – Literatura, Artes e Mídia.

    Na quinta, dia 16, a professora Raquel Longhi e a doutoranda Lia Pagoto participam do encontro com os autores da edição “Redes digitales como espejos sociotécnicos de Iberoamérica” da revista Chasqui. A atividade – que tem como objetivo ampliar o diálogo sobre os artigos publicados na edição nº 141 – começa às 11 horas. Para acompanhar, acesse aqui.


  • Jornada Discente inicia recebimento de resumo simples

    Publicado em 13/09/2021 às 12:26

    Começa hoje (13), e se estende até o dia 23 de setembro de 2021 o prazo de submissão do resumo simples da 11ª Jornada Discente. Apenas quem ingressou no PPGJOR em 2020 deve submeter trabalhos. O envio tem que ser feito impreterivelmente por meio deste formulário.

    De acordo com a Comissão de Programação do evento, é importante que o resumo simples não ultrapasse os 1000 caracteres, contendo título (com, no máximo, 80 caracteres), objeto de estudo, objetivo, objeto empírico (se tiver) e metodologia.

    Além disso, a Comissão enfatiza que o resumo simples ainda não é o resumo completo que irá compor o Caderno Final do evento. O resumo expandido deverá ser submetido posteriormente, entre os dias 26 de outubro e dois de novembro de 2021.

    Esta edição da Jornada Discente terá como temática “Os impactos da pandemia na pesquisa e pós-graduação” e será realizada em formato remoto, entre os dias 22 e 25 de novembro. Além das/os discentes que ingressaram em 2020, apresentarão suas pesquisas quem defendeu tese ou dissertação entre março e novembro de 2021. No momento, a conferência de abertura está sendo planejada.

    A Jornada Discente é um evento anual organizado por estudantes do PPGJOR desde 2011. O intuito é promover a troca de conhecimentos acadêmicos entre discentes por meio da apresentação do desenvolvimento das suas pesquisas. Notícias sobre o evento são divulgadas nos canais oficiais da jornada: no siteFacebook e Instagram.


  • Dissertação sobre transparência no jornalismo tem banca na sexta

    Publicado em 13/09/2021 às 08:12

    A mestranda do PPGJOR Denise Becker defende na próxima sexta, 17, a dissertação “Transparência como valor e prática: contribuições do Projeto Credibilidade para o jornalismo brasileiro”. A banca acontece a partir das 14 horas, por sistema remoto, e pode ser acompanhada neste link. A lista de presença para alunos do Programa pode ser acessada aqui. Participam como avaliadores do trabalho a professora Lívia de Souza Vieira (UFBA) e o professor Samuel Pantoja Lima (UFSC). A sessão será presidida pelo orientador, professor Rogério Christofoletti.

    Na dissertação, Denise Becker examina as contribuições do Projeto Credibilidade para a promoção e implementação da transparência em três redações: Folha de S. Paulo, Poder 360 e O Povo. A iniciativa brasileira é o único capítulo internacional The Trust Project – um projeto global que visa a desenvolver padrões de transparência para tornar a imprensa mais confiável. Para isso, foi criado um Sistema de Indicadores de Credibilidade. Por meio de análise documental, pesquisa bibliográfica, estudo de casos múltiplos e entrevistas em profundidade com os colíderes do The Trust Project no Brasil bem como jornalistas com cargo de chefia e repórteres das três redações, a mestranda examina a recomendação do protocolo de transparência, a metodologia e motivações do Projeto Credibilidade bem como se dá a implementação e absorção nas redações.

    A concepção da transparência aplicada à lida jornalística traz elementos para dar visibilidade ao jornalismo, torná-lo mais colaborativo e inclusivo. Neste sentido, é necessário tornar público o que sempre foi privado – o modo de fazer jornalismo, reforçar abertamente a relação do jornalista com suas audiências e, assim, descortinar as redações com o propósito de tornar as notícias mais conhecidas e valorizadas aos olhos dos públicos.

    A mestranda organizou os resultados da pesquisa em três eixos de análise: a) transparência recomendada; b) transparência observada e c) transparência desejada. A análise da implementação da transparência com as recomendações do Projeto Credibilidade mostrou uma transparência gerenciada pelas regras e princípios editoriais das organizações noticiosas, condição que dá pouca autonomia para os jornalistas implementarem todos os recursos disponíveis para a visibilidade do seu trabalho. Conclui-se que a transparência implementada pelos veículos é um fenômeno amplo, abrange valores, cultura, hábito e técnica jornalística, um processo ainda em fase de adaptação.


  • Jornada Discente recebe resumos simples a partir do dia 13

    Publicado em 09/09/2021 às 08:21

    Os estudantes do PPGJOR já começaram a organizar a 11ª Jornada Discente. O prazo para submissão dos resumos simples, definido em assembleia discente, vai de 13 a 23 de setembro. Já a data limite para envio dos resumos expandidos é o dia 2 de novembro. Além disso, em breve, a Comissão de Programação divulgará as regras e os formatos desses resumos.

    O evento acontecerá entre 22 e 25 de novembro como tema “Os impactos da pandemia na pesquisa e pós-graduação”. Estão sendo sondados convidados para as conferências de abertura e encerramento. Como na última edição, esta também ocorrerá de forma remota. Os organizadores lembram que apresentam suas pesquisas somente os discentes das turmas de mestrado e doutorado que ingressaram em 2020 e egressos que defenderam suas teses ou dissertações entre março e novembro de 2021.

    A Jornada Discente é um evento totalmente organizado e realizado por mestrandos e doutorandos do Programa. O objetivo é incentivar a apresentação das pesquisas que os estudantes estão desenvolvendo, para estimular o debate e a troca de conhecimento científico entre os alunos e alunas do programa.

    Notícias sobre o evento são divulgadas nos canais oficiais da jornada: no site, Facebook e Instagram


  • Transverso prorroga inscrições do concurso de marca

    Publicado em 08/09/2021 às 08:37

    O concurso destinado à escolha do logotipo do grupo de pesquisa TRANSVERSO – Estudos em Jornalismo, Interesse Público e Crítica, do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, prorroga as inscrições até 14 de setembro.

    Podem participar alunos(as) e ex-alunos(as) de graduação e pós-graduação em Jornalismo da UFSC, bem como alunos(as) da UFSC em geral. O regulamento com todas as informações pode ser conferido aqui.

    O Grupo TRANSVERSO foi criado em novembro de 2017 pelas professoras Terezinha SilvaGislene Silva e Daiane Bertasso. Atualmente, o grupo tem a participação também de uma pós-doutoranda, a professora Fernanda Nascimento, além de estudantes de Doutorado e Mestrado do PPGJOR, e estudantes da graduação em Jornalismo da UFSC, que realizam iniciação científica. Os estudos desenvolvidos no grupo têm investigado, sobretudo, problemas de pesquisa relacionados a coberturas jornalísticas de acontecimentos e temas diversos, estudos de gênero e crítica de mídia. Em 2021, o grupo começou a desenvolver um projeto de pesquisa, financiado pela FAPESC, sobre a cobertura jornalística de feminicídios em Santa Catarina.


  • UFSC lança guia de preparação para retorno gradual

    Publicado em 07/09/2021 às 16:26

    A Administração Central, apoiada pelos comitês de enfrentamento da Covid-19, publicou o Guia de orientações para preparação de retorno gradual de atividades presenciais na UFSC – Pré-Fase 2. A publicação de 21 páginas traz quadros indicativos de medidas e ações que deverão ser tomadas em relação a atividades, ambientes e pessoas, classificadas a partir de definições como “remoto”, “presencial”, “suspenso” ou “restrito”. O guia ainda trata de compra de máscaras e insumos, empenhos orçamentários e indicações para políticas de testagem interna.

    O guia orienta os gestores das unidades para que iniciem preparativos para o ingresso na Fase 2, etapa em que algumas atividades poderão acontecer presencialmente na universidade, desde que exigências sanitárias sejam atendidas. De forma prática, a partir de 20 de setembro, poderão retornar ao modo presencial alguns serviços administrativos e disciplinas práticas, por exemplo.

    No PPGJOR, as aulas permanecerão por vias remotas, bem como as bancas de defesa e qualificação, orientações de tese e dissertação, e as reuniões dos grupos de pesquisa. A Coordenação do Programa aguarda instruções da Reitoria e do CCE para definir se passará a oferecer expediente presencial para atendimento externo.


  • Jornada Discente tem data e temática definidas

    Publicado em 02/09/2021 às 18:41

    A Comissão Organizadora da Jornada Discente do PPGJOR já definiu a data de realização do evento. A 11ª edição vai acontecer de 22 a 25 de novembro, de forma remota. A edição também já tem um tema: os impactos da pandemia na pesquisa e pós-graduação.

    A Jornada Discente é um evento totalmente organizado e realizado por mestrandos e doutorandos do programa, e objetiva incentivar a apresentação das pesquisas em andamento dos estudantes. Segundo os organizadores, os resumos simples devem ser enviados no prazo de 13 a 23 de setembro. Em breve, a Comissão de Programação divulgará regras e formatos desses resumos.

    Também já estão sendo sondados convidados para as conferências de abertura e encerramento.

    Nesta edição, apresentam suas pesquisas os discentes das turmas de mestrado e doutorado que ingressaram em 2020 e egressos que tenham suas teses ou dissertações defendidas no período de março a novembro de 2021.

    Mais informações nos canais oficiais da jornada: no site, Facebook e Instagram


  • Doutorandos do PPGJOR são selecionados para a Escuela de Verano da Alaic

    Publicado em 30/08/2021 às 18:01

    A comissão científica da 8ª Escuela de Verano Alaic anunciou os pós-graduandos selecionados para a edição de 2021. O evento é um dos mais esperados do calendário da Associación Latino-americana de Investigadores de Comunicación (Alaic) e reúne estudantes e professores para cursos, palestras, reuniões de orientação e debates. Na lista dos 59 pós-graduandos escolhidos, três são doutorandos do PPGJOR/UFSC: Lia Gabriela Pagoto, Mariane Nava e Ricardo Luiz Aoki.

    A Escuela de Verano acontece de 6 de setembro a 15 de outubro, de forma remota. É uma organização e promoção da Acicom, Universidad del Norte e Uniminuto, ambas da Colômbia. Inspirada nas escolas de verão da European Communication Research and Education Association (Ecrea), a Escuela de Verano Alaic é uma experiência formativa de incentivo à pesquisa combinada com intercâmbio cultural. Estudantes do PPGJOR já participaram de outras edições ocorridas no Uruguai, Bolívia, Peru e Argentina. Docentes do Programa também se envolvem no evento palestrando ou oferecendo minicursos.


  • PPGJOR inicia 2021/2 na próxima segunda

    Publicado em 27/08/2021 às 15:55

    O segundo semestre de 2021 começa no dia 30 de agosto, segunda-feira, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo.

    A programação acadêmica aprovada pelo Colegiado do PPGJOR prevê a oferta de cinco disciplinas, sendo duas obrigatórias (Teorias do Jornalismo e Metodologia de Pesquisa em Jornalismo) e três eletivas. As turmas já estão completas e são formadas por alunos regulares (incluindo os ingressantes em 2021) e alunos externos, matriculados na modalidade disciplina isolada.

    A novidade do semestre é a oferta de três disciplinas vinculadas a redes de pesquisa, já consolidadas no campo do jornalismo. A ideia é aproveitar as facilidades tecnológicas propiciadas pelo ensino remoto para oferecer experiências de ensino diversificadas e que oxigenam o currículo dos cursos no PPGJOR. Professores locais serão responsáveis pelas disciplinas e contarão com a participação especial de docentes de algumas das melhores universidades do país. A professora Raquel Ritter Longhi, por exemplo, vai ministrar a disciplina “Estudos e tendências em cibercultura”, que terá como convidados os professores Beth Saad (USP), Marcelo Träsel (UFRGS), Gerson Luiz Martins (UFMS), Rodrigo Botelho (UFPR) e outros da rede Jortec.

    A professora Cárlida Emerim vai ministrar a disciplina “Produção, Circulação, Audiência e Recepção: jornalismo audiovisual”, com participações de Alfredo Vizeu (UFPE), Ana Carolina Temer (UFG), Iluska Coutinho (UFJF) e outras docentes da rede Telejor.

    A disciplina “Crítica de Mídia” será ofertada pelo professor Rogério Christofoletti com participações de Fernando Oliveira Paulino (UnB), Danilo Rothberg (Unesp), Edgard Rebouças (UFES), Josenildo Guerra (UFS), entre outros nomes da Rede Nacional de Observatórios de Imprensa, a Renoi.

    O semestre 2021/2 vai de 30 de agosto a 10 de dezembro. Confira o horário e os planos de ensino.

    Dia e hora Disciplina Docente Responsável Créditos
    Segundas-feiras,
    das 14 às 17h

    Estudos e tendências em cibercultura
    (disciplina da JorTec)

    Raquel Longhi Eletiva, 4 créditos, Mestrado e Doutorado
    Terças-feiras,
    das 14 às 17h
    Produção, Circulação, Audiência e Recepção – Jornalismo Audiovisual
    (disciplina da Telejor)
    Cárlida Emerim Eletiva, 4 créditos, Mestrado e Doutorado
    Quartas-feiras,
    das 14 às 17h
    Teorias do Jornalismo
    Jacques Mick e Samuel Pantoja Lima Obrigatória, 4 créditos, Mestrado e Doutorado
    Quintas-feiras,
    das 14 às 17h
    Crítica de Mídia
    (disciplina da Renoi)
    Rogério Christofoletti Eletiva, 4 créditos, Mestrado e Doutorado
    Quintas-feiras,
    das 14 às 17h
    Daiane Bertasso Ribeiro Obrigatória, 4 créditos, Mestrado e Doutorado