• Professor em pós-doutorado na UnB

Publicado em 14/02/2020 às 08:50

A partir de março e por um ano, o professor Samuel Lima vai atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) para o seu estágio pós-doutoral. Ele estará sob a supervisão do professor Fábio Henrique Pereira.

Samuel Lima vai investigar a relação jornalismo-conhecimento-hegemonia considerando como marco teórico as obras de Adelmo Genro Filho, Robert Park e principalmente Antonio Gramsci. O professor do PPGJOR pretende consolidar o estudo num livro voltado a estudantes de graduação e pós-graduação em jornalismo e comunicação, a ser lançado em 2021.

• Pós-graduandas do PPGJOR são selecionadas para Escola de Verão da Alaic

Publicado em 13/02/2020 às 09:01

Mais uma vez, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC vão participar da Escola de Verão da Asociación Latino Americana de Investigadores de Comunicación (Alaic). A mestranda Alessandra Natasha Costa Ramos e as doutorandas Janaíne Kronbauer dos Santos e Nayane Cristina Rodrigues de Brito foram selecionadas para a sétima edição do evento que reúne pesquisadores e pós-graduandos de diversos países para minicursos, palestras, debates e vivências de aprimoramento de pesquisa.

Neste ano, a Escuela de Verano acontece de 2 a 6 de março na Facultad de Ciencias y Artes de la Comunicación da Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP), em Lima. A iniciativa tem como objetivo aperfeiçoar as pesquisas acadêmicas que estão em desenvolvimento por doutorandos e mestrandos, de modo a qualificar esses estudantes e promover um ambiente cooperativo e internacional.

A Escuela de Verano é uma promoção da Alaic e de uma rede de universidades do Chile, Bolívia, Uruguai, Venezuela, Argentina, Porto Rico e Brasil, entre as quais a UFSC.

As pós-graduandas participarão do evento com apoio parcial da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do PPGJOR.

• Pesquisadora do PPGJOR faz pós-doutorado no Canadá

Publicado em 12/02/2020 às 09:22

A professora Rita de Cássia Romeiro Paulino, pesquisadora e subcoordenadora do PPGJOR, está de malas prontas para Toronto, no Canadá. Ela foi a única selecionada da área da Comunicação para receber bolsa do CNPq para pós-doutorado no exterior (PDE).

A partir de março e por um ano, Rita Paulino estará no Social Media Lab, da Ryerson University, sob supervisão do professor Anatoliy Gruzd, diretor de pesquisa daquele laboratório. A pesquisa a ser desenvolvida tem como título “O infoengajamento popular visualizado em dados como um guia para a tomada de decisões, sentimentos e políticas públicas”. A professora do PPGJOR pretende investigar o potencial do papel da participação das pessoas nas redes sociais quando fatos ou notícias de impacto são divulgados na mídia. “A participação popular abrange discussões sobre as condições sociais, econômicas e culturais e permite a prática livre e igualitária de opiniões que podem impactar na determinação de políticas públicas, fortalecer a cidadania, mobilizar comunidades, dar voz a quem não tem”, completa a pesquisadora.

• REUNIÕES DE COLEGIADO – 2020

Publicado em 04/02/2020 às 11:24

Informamos as datas previstas para as reuniões ordinárias de Colegiado do PPGJOR em 2020.

Sempre às segundas-feiras, a partir das 13h30:

20 de fevereiro

27 de fevereiro

7 de dezembro

• CALENDÁRIO DE INICIO DAS ATIVIDADES: 2020.1

Publicado em 30/01/2020 às 08:53

A coordenação do PPGJOR disponibiliza o CALENDÁRIO DE INICIO DAS ATIVIDADES para o semestre 2020/1. Clique Aqui!