Doutoranda do PPGJOR discute o radiojornalismo esportivo feminino em dossiê inaugural sobre o tema
O artigo “Pioneiras em transmissões radiofônicas de jogos de futebol no Brasil: apontamentos históricos sobre a experiência da Rádio Mulher na década de 1970”, elaborado pela doutoranda Raphaela Ferro, integra o Dossiê Mídia, Gênero e Esporte na Comunicação da Revista Dispositiva, dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas e da UFMG.O dossiê é o primeiro da área de Comunicação no Brasil a ter foco nas questões relativas a gênero e esporte.
A pesquisa foi desenvolvida com objetivo de refletir sobre o conhecimento histórico da emissora paulista Rádio Mulher e, mais especificamente, das transmissões esportivas realizadas por ela na década de 1970. A equipe da rádio contava exclusivamente com mulheres, tendo dado oportunidade para as primeiras experiências femininas da narração de jogos de futebol no Brasil.
“Recuperar registros sobre a contribuição de mulheres para a relevância e a inovação nesse meio é imprescindível para reduzir o apagamento histórico, o que é mais perceptível em áreas que, mesmo hoje, são majoritariamente masculinas, como a cobertura esportiva e principalmente o futebol”, escreve a autora. Raphaela é orientada em sua pesquisa sobre a história das narradoras de futebol pela professora Valci Zuculoto. O trabalho completo pode ser acessado por meio do link.