Minidocumentário orientado por professora do PPGJOR vence o 15º Prêmio Jovem Jornalista

25/10/2023 18:14

O minidocumentário “Uma história de silêncios”, produzido por estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos  pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog.

O evento de premiação ocorreu na última segunda-feira (23) no Itaú Cultural, em São Paulo. Durante a cerimônia foram exibidos três minidocumentários, resultantes de um trabalho que começou com a inscrição de pautas relacionadas ao tema “Novas e velhas lutas: qual o papel do jornalismo na reconstrução do Brasil?”. As três melhores propostas, dentre elas a do Curso de Jornalismo da UFSC, foram selecionadas pelo Instituto Vladimir Herzog e receberam uma bolsa e orientação de jornalistas profissionais a fim de transformar as pautas em minidocumentários.

O audiovisual produzido pelos estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC contou com a orientação da professora Stefanie Carlan da Silveira e com a mentoria da jornalista Bianca Vasconcellos. As estudantes responsáveis pela produção foram Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos.

O minidocumentário tem como objetivo investigar o passado nazista recôndito na região colonizada por alemães no Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina. A ideia do trabalho surgiu devido aos casos da ideologia fascita ganharem destaque na mídia, de modo que, atualmente, Santa Catarina lidera o avanço do neonazismo no Brasil. Assim, “Uma história de silêncios”, tenta responder algumas perguntas como “Por que o assunto tem ressurgido?” “Como o jornalismo deve cobrir casos nazistas em uma região que evita relembrar o passado?”

A produção está disponível no canal do Youtube do  Instituto Vladimir Herzog e pode ser acessada por meio do link https://youtu.be/opJSmR-yxfA