Pesquisadoras publicam trabalho sobre a exclusão de vozes femininas no radiojornalismo

13/03/2024 22:44

As doutorandas Raphaela Ferro e Juliana Gomes, juntamente com a professora Valci Zuculoto, publicaram um artigo na Radiofonias (Revista de Estudos em Mídia Sonora) sobre exclusão da voz de mulheres dentro do radiojornalismo brasileiro.

Intitulado “Voz e gênero no radiojornalismo brasileiro: marcas históricas de exclusão de mulheres” o artigo busca compreender até que ponto a voz pode ser percebida como marcador de gênero no âmbito da radiofonia nacional e, principalmente, no radiojornalismo constituído no Brasil desde os seus primórdios. O artigo parte da percepção que, historicamente, a voz se estabeleceu no rádio baseada em um padrão que privilegia a atuação profissional de homens.

Com o artigo, as pesquisadoras confirmaram a existência de um padrão masculino para as vozes presentes no universo radiofônico. Na publicação, as pesquisadoras ressaltam que, em alguns momentos, esse padrão se dá de forma verbalmente expressa, mas que também está na prática da história do rádio brasileiro e nas entrelinhas do que se dita sobre o “dever ser” da locução e da voz nos programas jornalísticos.

A publicação foi realizada dentro do “Dossiê Estudos Radiofônicos”, publicado em janeiro deste ano e editado por Debora Cristina Lopez, Marcelo Kischinhevsky, Camille Vizzoni e Yasmin Montebello.

A revista Radiofonias é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Link para o artigo: https://periodicos.ufop.br/radiofonias/article/view/7010/5509