O trabalho das narradoras de futebol na TV é tema de artigo publicado por pesquisadoras do PPGJor

26/10/2024 18:36

O artigo “A estreia feminina na narração de futebol na TV Globo: repercussões a partir do Twitter”, elaborado pela doutoranda Raphaela Ferro e pelas professoras Valci Zuculoto e Cárlida Emerim, compõe a edição atual da Revista E-Compós, vinculada à Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).

A pesquisa desenvolvida pelas integrantes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC analisa comentários de usuários do Twitter (agora X) relativos a duas transmissões de futebol da Rede Globo de Televisão, realizadas em 2022. Utilizando a perspectiva da semiótica discursiva para o estudo, as pesquisadoras identificaram, entre outros elementos, a permanência de uma estrutura de preconceito de gênero no âmbito do futebol e a demarcação da narração esportiva como, ainda atualmente, reduto masculino.

“Observa-se maior resistência à normalização da voz feminina para a narração em transmissões de competições profissionais da modalidade, o que é ainda mais intenso e agressivo quando o jogo em questão é de futebol masculino”, afirmam as autoras no texto. De acordo com Raphaela, Valci e Cárlida, por mais que sejam perceptíveis o aumento das mulheres no jornalismo esportivo e a aprovação em parte da repercussão às transmissões analisadas, a reação à narração de mulheres nesse contexto ainda é pautada majoritariamente pela misoginia. “É preciso mais para que se abra espaço a uma construção diferente do gênero no âmbito do esporte”, analisam.