Pesquisadores do PPGJor publicam estudo sobre desinformação em revista da UnB
O doutorando Luiz Henrique Zart e a professora Rita de Cássia Romeiro Paulino, do PPGJOR, acabam de publicar o artigo “Desinformação em sala: percepções de estudantes de Jornalismo” no número anual da revista Linhas Críticas, editada pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). O trabalho interpreta percepções de graduandos em Jornalismo de uma universidade da serra catarinense sobre desinformação.
A pesquisa, feita por meio da aplicação de formulário on-line, procura compreender de que forma os estudantes definem o fenômeno, como consomem informação e de que maneira percebem e interpretam a relação entre Jornalismo e desinformação. A partir de como os alunos se informam, o artigo indica de que forma isso pode se refletir na formação acadêmica de futuros jornalistas que, “imersos na dinâmica digital, se deparam com conteúdos distorcidos, enganosos, mentirosos ou desinformativos”.
Os pesquisadores apontam que é preciso desenvolver capacidade crítica, tratando da crítica midiática e do combate à desinformação, a serem estimulados nas universidades, na formação profissional: “com currículos que invistam na formação teórico-metodológica e epistemológico-reflexiva, não apenas prática, dos discentes”, ressaltam. O artigo, que pode ser acessado por este link (https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/51083), foi originalmente desenvolvido na disciplina “Tópicos Avançados em Conhecimento e Profissão: Jornalismo e Desinformação”, oferecida pelo professor Rogério Christofoletti e cursada por Zart em um semestre anterior.






