Pesquisadoras do PPGJOR são selecionadas para a 11ª Escola de Verão da ALAIC

30/04/2025 19:43

As doutorandas do PPGJOR Thais Araujo e Yaskara Ferreira Pinto e as mestrandas Karin Franco e Jamila Carvalho (Bolsista Fapesc) tiveram aceites para participar da 11ª Escola de Verão da Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação (ALAIC).
A 11ª Escola de Verão da ALAIC acontece no período de 28 de julho a 1º de agosto, com o tema “Comunicação, cultura e feminismos na América Latina e no Caribe”, em dois formatos, presencial e remoto. O presencial será na Universidade da Costa Rica, sediada na capital do país, San José.
A participação de Thais Araujo e Yaskara Ferreira Pinto se dará no formato presencial, enquanto que Karin Franco e Jamila Carvalho participarão remotamente. O objetivo da Escola de Verão da ALAIC é apresentar, debater e enriquecer os processos de preparação de dissertações de mestrado e teses de doutorado em comunicação na América Latina. Ao todo, 40 pesquisadores latinoamericanos participam na modalidade presencial e 30 na virtual.
Para Yaskara, esta será uma oportunidade de troca com pesquisadores de diferentes países. “Acredito que a formação de um doutor se dá muito e também na circulação das ideias e nas experiências adquiridas durante o percurso. Minha expectativa é representar o PPGJOR com qualidade e aprimorar meu projeto de tese com referências multiculturais”, aponta.
Compartilhar os conhecimentos com outros pesquisadores da América Latina também é uma das expectativas de Karin. “A Escola de Verão é um meio de podermos ter contato com outros pesquisadores e compartilhar o que estamos pesquisando, além de abordar as particularidades que a pesquisa na América Latina possui, seja pelo aspecto cultural, social e econômico. Essa é a primeira vez que participo do projeto e espero que possamos ter boas discussões durante o evento”, disse.
Thais também tem boas expectativas em relação aos debates que serão realizados. “Certamente, será uma interlocução muito rica com colegas de outros países da América Latina. Acredito que será uma excelente oportunidade para aperfeiçoar meu projeto de tese, conhecendo diferentes percursos, referências e resultados das investigações de pesquisadoras e pesquisadores de outras localidades”, ressaltou.
Jamila destaca a oportunidade de trocar contribuições com pesquisadores em diferentes momentos da carreira. “É de grande importância poder acessar mais bases latino-americanas para fortalecer a nossa trajetória acadêmica com referências entre os nossos e nossas”.