Pesquisadoras do PPGJOR publicam artigos na revista Mídia & Cotidiano
As docentes Raquel Longhi e Rita Paulino e as alunas Maria Clara Guimarães e Francilene de Oliveira colaboraram com artigos no dossiê “Da mídia de massa à plataformização: as transformações no ecossistema midiático”, da mais recente edição da Revista Mídia & Cotidiano, publicada na última sexta-feira, 6 de junho.
A revista é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF). O trabalho tem como principal objetivo divulgar pesquisas empíricas e/ou teóricas das temáticas relacionadas ao campo da comunicação, com destaque para a relação entre mídia e cotidiano.
Raquel e Maria Clara assinaram o texto “Strategy sets the scene for the tail – Mediamorfose do The Guardian e Taylor Swift como estratégia jornalística”, que apresenta um estudo de caso sobre a newsletter Swift Notes, publicada pelo jornal Britânico The Guardian. O artigo analisa a publicação à luz dos conceitos de mediamorfose, propostos por Roger Fidler – que aborda o processo de transformação dos meios de comunicação impulsionado pelas necessidades e mudanças da sociedade –, com foco na hibridização de linguagens.
Além das pesquisadoras do PPGJOR, contribuíram os jornalistas Denise Lira (UFPR) e David dos Santos (UEPG). A doutoranda Maria Clara conta que o artigo surgiu dentro do Grupo Hipermídia e Linguagem (Nephi-Jor/UFSC), coordenado por Raquel, do qual todos os pesquisadores fazem parte. Segundo a doutoranda, o texto resultou da junção do trabalho e aprendizado de cada pesquisador durante suas trajetórias acadêmicas individuais. “Publicações como estas mostram a relevância de fazer pesquisa e ciência para o mundo“, afirma.
Com o artigo “IA generativa: mudanças nas práticas jornalísticas brasileiras a partir da análise de políticas de uso”, a professora Rita e a doutoranda Francilene Oliveira apresentaram uma pesquisa que observa como a Inteligência Artificial Generativa está transformando o jornalismo brasileiro. A partir da Teoria Ator-Rede e da Human-Machine Communication, foram investigadas as políticas de uso de IA adotadas por nove veículos jornalísticos do Brasil entre 2023 e 2024. “É uma leitura para entender o presente e o futuro da profissão”, alega Rita.
A edição também é dedicada à homenagear a memória do professor e pesquisador Igor Sacramento (1983–2025), que deixa um legado como referência nacional nos estudos de comunicação.
Os artigos das pesquisadoras do PPGJOR, assim como o conteúdo completo do dossiê, estão disponíveis para download gratuito no site da revista.