Nota conjunta em defesa do Jornalismo e dos Jornalistas

07/07/2025 23:12

As entidades abaixo signatárias repudiam e manifestam profunda indignação contra a atitude pública de uma Deputada Federal de SC, que expôs em redes sociais a conduta de um estudante Jornalismo da UFSC, estagiário no Grupo ND, chamando-o de “canalha” e expondo sua imagem em uma transmissão ao vivo pela internet.
O referido estagiário realizou, por troca de mensagens escritas, uma entrevista com a assessoria da Deputada sobre a vinda de migrantes para o estado, e o material foi aproveitado por meio de critérios editoriais, de forma absolutamente correta e idônea, utilizando citações “ipsis litteris” contendo as respostas enviadas pela parlamentar.
Inconformada com a repercussão da reportagem a escolha da parlamentar foi ofender, caluniar e expor o estagiário, sua supervisão na empresa e a própria direção da publicação, como se as escolhas rigorosamente editoriais fossem mentirosas ou falsas.
A empresa solidarizou-se com o estudante e igualmente manifestou indignação diante do ocorrido.
A intimidação, a ameaça e as ofensas são potenciais vetores para o verdadeiro Jornalismo. E o aprendizado de jovens estudantes deve lhes ensinar que a proteção da prática jornalística e a defesa do exercício profissional devem estar nas Escolas, nas empresas, nos leitores. Estes, na essência, saberão separar as fontes, especialmente agentes públicos, que vivem de “lacrar”, e aquelas que tratam a verdade – matéria prima do Jornalismo – com o respeito que se exige dela.

Florianópolis, 07 de julho de 2025.
Associação Catarinense de Imprensa – Casa do Jornalista
Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de SC
Departamento de Jornalismo da UFSC
Curso de Graduação em Jornalismo da UFSC
Programa de Pós Graduação em Jornalismo da UFSC