Professor do PPGJOR representa Santa Catarina na nova diretoria da FENAJ
Eleita com 94% dos votos válidos, a nova diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) tem o docente do PPGJOR Rogério Christofoletti como um dos integrantes. Ele assume a Secretaria de Educação, Cultura e Aperfeiçoamento Profissional da entidade, ao lado de Paulo Thadeu, de Roraima, para o triênio 2025–2028. Além disso, Christofoletti representa Santa Catarina na FENAJ junto com o jornalista Fábio Bispo.
A eleição foi realizada nos dias 15 e 16 de julho, em formato virtual, com participação de jornalistas sindicalizados de todo o país. A Chapa 1 “FENAJ em Luta – pelos jornalistas, por direitos e democracia”, única inscrita no pleito, obteve 1.889 votos, com amplo apoio da categoria e de 29 dos 31 sindicatos filiados à federação.
Na nova função, Christofoletti destaca a importância dos trabalhadores se organizarem para que consigam lutar pelos seus direitos e antecipa os principais desafios da secretaria que vai assumir. “A organização dos jornalistas é ainda mais urgente diante dos ataques que a profissão vem sofrendo. Precisamos avançar na luta pela PEC do Diploma e atualizar a regulamentação profissional da categoria”. A PEC do Diploma é uma proposta de emenda à Constituição que busca restabelecer a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão no Brasil, extinta por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2009.
Encabeçada pela atual presidente da FENAJ, Samira de Castro, do Ceará, a chapa tem representantes de todas as regiões, com integrantes distribuídos entre a Diretoria Executiva, Vice-presidências Regionais, Secretarias e Conselho Fiscal. Além da escolha da diretoria, os jornalistas também elegeram os cinco membros da Comissão Nacional de Ética da entidade, órgão responsável por zelar pelos princípios éticos da profissão.
A nova diretoria assume em agosto, com o compromisso de fortalecer a organização da categoria em um cenário desafiador para o jornalismo brasileiro. “Seguimos firmes na defesa de uma FENAJ combativa, democrática e plural”, afirmou a presidente reeleita ao portal da federação.






