Doutoranda do PPGJOR leva formação em educomunicação para educadores de Maputo, Moçambique
Durante o mês de novembro, a doutoranda do PPGJOR Ivone Rocha, orientanda da professora Rita Paulino, ministrou o curso “Educomunicação: Rede de Afetos e Práticas Transformadoras” para professores de escolas de Maputo, em Moçambique, e educadores da ONG Benção Mult Service (BMS), do mesmo local. A iniciativa, voltada ao fortalecimento das relações educativas por meio da comunicação, trabalhou a escuta ativa e a valorização das identidades locais. Os encontros aconteceram todos os sábados, com três horas de duração, totalizando 15 horas de atividades formativas.
Ivone pesquisa na área de educomunicação, com enfoque para o jornalismo na sala de aula, a partir do projeto de educação não-formal Memórias em Rede, voltado a contribuir para a formação de adolescentes de escolas públicas por meio dos eixos de valorização: Eu, Família, Escola e Território. Nos encontros com os moradores de Maputo, ela conduziu reflexões e práticas voltadas à construção de ambientes educativos mais acolhedores, colaborativos e conectados às realidades dos estudantes.
Participaram da formação 14 profissionais da educação, embasados em teorias de Paulo Freire, Jesus Martín-Barbero, Ismar Soares, Mario Kaplún, entre outros. O objetivo foi oferecer subsídios teóricos e práticos de educomunicação para que educadores possam desenvolver ações relacionadas à interface comunicação e educação alinhadas aos eixos mencionados, envolvendo também a preparação para o trabalho. A doutoranda atuou ainda no fortalecimento de vínculos, no pertencimento e no acolhimento no cotidiano escolar e comunitário.
Ao longo das aulas os participantes – que pediram a ampliação do curso para 2026 – exploraram metodologias que integram comunicação, narrativas de vida e práticas colaborativas, além de refletirem sobre os desafios enfrentados por crianças e jovens em contextos de vulnerabilidade social. Para Ivone, o curso foi importante para agregar valor à tese da doutoranda, que poderá levar a experiência para sua pesquisa e mostrar como o jornalismo, direta ou indiretamente, pode influenciar na formação de crianças e jovens.






