Gonzaga Motta palestra sobre identidade brasileira

01/11/2013 08:28

O Posjor Ufsc promove na próxima segunda-feira, dia 4, a primeira conferência do ciclo de Leituras Contemporâneas com Luiz Gonzaga Motta. O tema é a “Construção da identidade brasileira” e o evento será realizado no Auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária da UFSC, às 14 horas. É dirigido a professores, pesquisadores e estudantes de diversas áreas e a interessados em geral. A entrada é gratuita, com direito a certificados. Inscrições no local.

———–

Luiz Gonzaga Motta é um dos mais importantes pesquisadores do jornalismo no país. Desde a metade da década de 1980, Motta atuou na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), respondendo por diversas funções acadêmicas e administrativas na graduação e pós-graduação, aposentando-se em 2012 como professor titular. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), Master of Arts em Jornalismo – Indiana University (1973), PhD em Comunicação de Massa – University of Wisconsin – Madison (1977), Luiz Gonzaga Motta é também pós-doutor pela Universidade Autónoma de Barcelona (2002/3). Pesquisador em produtividade do CNPq, coordenou ou atuou como consultor para a Fundação Friederich Ebert, UNICEF e ANDI. Foi ainda vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e editor de sua revista, a Brazilian Journalism Research (BJR). Foi secretário nacional de Cultura do Ministério da Cultura, secretário Estado da Comunicação do Governo do Distrito Federal, e secretário de comunicação da UnB. Tem experiência nas áreas de linguagem do jornalismo, narrativas jornalísticas e processos cognitivos e simbólicos, mídia e política e comunicação para o desenvolvimento. Suas pesquisas atuais incluem teoria da notícia, narrativa jornalística e processos cognitivos e simbólicos, história do presente, mídia e política, qualidade da informação e narrativas de identidade nacional. É autor ou organizador de oito livros e publicou artigos no Brasil e no exterior.