Piauí e o campo jornalístico: um estudo dos discursos sobre a revista

27/11/2014 20:59

Mestranda: DANIELA CANIÇALI MARTINS PINTO

Orientadora: Profa. Dra. Daisi Vogel

 

Banca Examinadora

Prof. Dr. Jorge Kanehide Ijuim  (POSJOR/UFSC)

Prof. Dr. Paulo Berbardo Vaz (POSJOR/UFSC)

Prof. Dr. Frederico de Mello Brandão Tavares (Universidade Federal de Ouro Preto)

 

Suplentes

Prof. Dr. Mauro César Silveira (POSJOR/UFSC)

Profa. Dra. Giovanna Benedetto Flores(Unisul)

 

Dia: 02 de dezembro de 2014, 8 horas

Sala 141 (1o. Andar, prédio A do Centro de Comunicação e Expressão)

 

RESUMO

A dissertação busca identificar as especificidades do jornalismo de piauí refletidos nos discursos sobre a publicação. Desde que foi lançada, em outubro de 2006, a revista tem sido reverenciada por apresentar uma proposta editorial diferente dos veículos da imprensa hegemônica. Expressões como “quebra de paradigmas”, “fora dos padrões”, “na contramão do jornalismo predominante”, “espaço de resistência”, “veio para preencher uma lacuna” etc. são constantemente associadas à piauí. Parte-se, portanto, de uma percepção inicial de que há um certo consenso sobre sua forma diferenciada de exercer o jornalismo. Para averiguar o que efetivamente se diz sobre a revista e qual a significação desses discursos considerados em seu conjunto, a autora constitui um corpus com três unidades de análise. A primeira é composta por seis textos que comentam ou analisam criticamente a revista, publicados em veículos jornalísticos ou sites como o Observatório da Imprensa. Na segunda, estão seis estudos acadêmicos cujo objeto de estudo é piauí – apesar da abundância de artigos e monografias, a autora prioriza as dissertações de mestrado pela consistência desses trabalhos. A terceira é constituída por oito entrevistas com membros do corpo editorial da revista, realizadas em sua própria redação, no Rio de Janeiro, entte julhoe  agosto de 2013. A última unidade do corpus distingue das outras por ter sido produzida e documentada especialmente para esta pesquisa. Utiliza-se a metodologia análise de conteúdo, conforme propõe Laurence Bardin (2011), para identificar quais ideias, conceitos e expressões estão relacionadas à piauí de forma mais expresiva. Dessa forma, foi possível averiguar a posição que a revista ocupa no campo jornalístico contemporâneo, o capital simbólico que detém e seu papel na relação com os demais agentes do campo. As reflexões críticas, desenvolvidas a partir dos resultados explicitados na análise, foram fundamentadas com os estudos de Pierre Bourdieu e seus conceitos de campo jornalístico, capital simbólico, habitus.