Professores do POSJOR são finalistas do Prêmio Luiz Beltrão 2017

29/05/2017 09:30

Os professores e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC Eduardo Meditsch e Valci Zuculoto foram indicados e são finalistas ao Prêmio Luiz Beltrão 2017 nas categorias Maturidade Acadêmica e Liderança Emergente, respectivamente. A premiação é conferida anualmente, pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, para pesquisadores e instituições que contribuem de forma significativa para os estudos em comunicação no país.

As indicações ao Prêmio são feitas por sócios da Intercom, Programas de Pós-Graduação, Institutos de Pesquisa, pesquisadores e estudantes independentes, comunidade acadêmica, etc. Após, a escolha dos vencedores é realizada por um colegiado, composto pelos ex-presidentes da entidade e pelos vencedores do Prêmio Luiz Beltrão na Categoria “Maturidade Acadêmica”. A avaliação das candidaturas por este júri ocorre até o final deste mês de maio, com os vencedores sendo anunciados nos próximos dias, em início de junho. A entrega dos diplomas ocorrerá em setembro, durante o Congresso Nacional da Intercom, que este ano terá como sede a Universidade Positivo, em Curitiba – PR. Nesta edição do Prêmio, a vigésima, a Intercom recebeu aproximadamente 30 indicações. Algumas não foram homologadas por não contemplarem o regulamento na categoria indicada.

O prêmio é outorgado em quatro distintas categorias, sendo dividido em dois grupos: Personalidades e Instituições. São concorrentes de 2017, os seguintes nomes:

 

PERSONALIDADES

 

Liderança emergente

– Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG)

– Igor Pinto Sacramento (UFRJ)

– Rafael Fortes Soares (Unirio)

– Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSC)

 

Maturidade acadêmica

– Doris Fagundes Haussen (PUCRS)

– Eduardo Barreto Vianna Meditsch (UFSC)

– Maria Bernadete Cunha de Lyra (Anhembi-Morumbi)

– Roseli Fígaro Paulino (ECA/USP)

– Silvia Helena Borelli (PUCSP)

– Vera R. Veiga França (UFMG)

– Wilson da Costa Bueno (UMESP)

 

INSTITUIÇÕES

Grupo inovador

– AudioLab (UERJ)

– Centro de Pesq. Com. e Trabalho (CPCT -ECA/USP)

– GRIS Lab (UFMG)

– GP Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva Brasileira

– Mestrado Profissional em Jornalismo FIAM-FAAM

 

Instituição paradigmática

– ALAIC – Associação Latinoamericana de Investigadores da Comunicação

– Instituto Vladimir Herzog

– UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

– UEPG -Universidade Estadual de Ponta Grossa

– UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

 

 

Eduardo Meditsch é Pesquisador 1D do CNPq e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC –  Universidade Federal de Santa Catarina, instituição em que atua desde 1982 e segue atuando após sua aposentadoria como Professor Titular em 2016. Doutor em Ciências da Comunicação/Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa (1997) e pós-doutor, tendo  realizado estágio sênior de pós-doutorado na University of Texas at Austin (2010/2011). Integra conselhos editoriais de duas dezenas de revistas acadêmicas do Brasil, América Latina, Portugal e Espanha. Como jornalista, Meditsch atuou em veículos de comunicação do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro e colaborou com diversos órgãos da imprensa alternativa brasileira e também do jornal Público de Lisboa. Sócio-fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), foi seu primeiro diretor científico. Coordenou o Núcleo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom e o GT Estudos de Jornalismo da Associação Latino-Americana dos Pesquisadores em Comunicação (ALAIC). Foi membro da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas (FENAJ) e do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). Integrou a Comissão de Especialistas do MEC que elaborou proposta para as novas Diretrizes Curriculares do Jornalismo. É um dos fundadores do POSJOR e já foi seu coordenador. Recebeu os prêmios Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos, Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (liderança emergente) e Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Colidera, na UFSC, o Grupo de Pesquisa em Jornalismo, Cultura e Sociedade e também o Girafa – Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio .

Lattes:http://lattes.cnpq.br/9884506958589514

 

Valci Regina Mousquer Zuculoto é professora do Curso de Graduação (desde 1990) e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, onde atualmente também ocupa o cargo de subcoordenadora do POSJOR. É doutora em Comunicação (PUCRS) e  pós-doutora (EcoPós UFRJ). Coordena o GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom e a webemissora Rádio Ponto UFSC. Já foi coordenadora do GT História da Mídia Sonora da ALCAR – Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia. É diretora da Executiva da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e do Sindicato dos Jornalistas de SC, conselheira do FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. É uma das líderes do Girafa – Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio e do Núcleo de Pesquisa em Identidade, Formação e Trabalho Jornalístico, ambos na UFSC. Integrou comissão no INEP que atualizou o documento orientador da avaliação dos Cursos de Jornalismo (2015/2016). Já trabalhou em O Globo, Zero Hora, Isto É e Rádio Gaúcha. Foi diretora da FM Cultura de Porto Alegre. Entre outros, já recebeu, coletivamente, os prêmios Vladimir Herzog de Jornalismo (menção honrosa), Direitos Humanos regional da Unesco, Direitos Humanos do RS, Negrinho do Pastoreio/melhor equipe de radiojornalismo, Expocom (orientadora).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5412229646355152