Pesquisadora do Posjor debate sobre narrativas ciberjornalísticas no programa “Visões de Jornalismo”, da Fiam/Faam

10/08/2017 08:27

A pesquisadora e coordenadora do Posjor e do Nephi-Jor, Raquel Ritter Longhi, participou a convite da Fiam/Faam, do programa “Visões do Jornalismo”, em que conversou ao lado do jornalista Daniel Tozzi, do UolTab, sobre novas narrativas no ciberjornalismo.

A apresentadora e professora Juliana Doretto coordenou a entrevista, que abordou o atual cenário do jornalismo convergente, envolvendo produções ciberjornalísticas, gêneros e a experiência do Uol em trabalhar com Grande Reportagem Multimídia e long-form (veja o vídeo).

Raquel explicou que os novos formatos oferecem maiores capacidades expressivas para a audiência e fortalece a transmissão da notícia. Enfatizou que, embora os formatos e gêneros estejam em transformação, a essência do jornalismo de qualidade permanece e deve ser trabalhada nas experimentações para a internet.

A pesquisadora fez um passeio histórico dos especiais multimídia que desembocaram nas atuais GRMs e que os computadores mais potentes e mais acessíveis possibilitaram novas capacidades para o ciberjornalismo. Além disso, destacou as experiências atuais envolvendo fotos em 360 graus, linguagens imersivas a partir de drones e transmissões via satélite.

O Daniel Tozzi, por sua vez, explicou como tem sido a produção semanal do Uol Tab, reportagens multimídia de temáticas variadas, e de como o púbico tem aceitado bem o projeto. Ele relatou que as produções seguem a lógica da interatividade, como utilização de recursos hipermidiáticos, sem esquecer a boa apuração e o aprofundamento.