Minicurso discute a cobertura televisiva de catástrofes naturais na Espanha

01/09/2017 12:54

De 18 a 21 setembro será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o minicurso O discurso e a apresentação de catástrofes naturais nos meios de comunicação espanhóis – Estudo de 250 matérias informativas dos principais canais de televisão na Espanha, ministrado pela Dra. María Luisa Sánchez Calero, professora da Faculdade de Ciências da Informação, na  Universidade Complutense de Madri (Espanha).

A atividade faz parte das comemorações de 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (POSJOR) e integra o I Simpósio de Crítica de Mídia – Como criticam os que criticam?, que terá a programação divulgada em breve, realizado pelo Grupo de Pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais, com apoio do POSJOR, do Centro de Comunicação e Expressão (CEE) e da UFSC.

Com carga horária de 15 horas, o minicurso equivale a uma disciplina de 01 crédito e  discutirá a transmissão feita diariamente pelos meios de comunicação espanhóis sobre catástrofes naturais, construindo uma narrativa que a sociedade assume sem se deter em analisar os critérios escolhidos para a elaboração destas matérias informativas. O objetivo é promover uma visão crítica sobre a forma e o enquadramento utilizados pelos canais de televisão, a partir da análise de seus discursos, imagens, cenários e fontes ouvidas.

María Luisa Sánchez Calero é professora desde 2006 do Departamento de Estudos sobre a Mensagem Jornalística na Universidade Complutense de Madri e já participou de 12 projetos de pesquisa relacionados com a informação e os meios de comunicação. Autora de diversos livros na área, Calero é também assessora do Instituto de Estudios de Comunicación Especializada (AI-EC) e membro da Sociedad Española de Periodística (SEP) e da Asociación Iberoamericana de Sociología de las Organizaciones (AISO).

As aulas acontecerão na segunda-feira, terça-feira e quarta- feira, das 8h as 12h, e na quinta-feira, das 15h as 18h.

As inscrições devem ser feitas na secretaria do POSJOR, no CEE.