Primeira defesa de Doutorado do Posjor será nesta sexta, dia 20/10

17/10/2017 17:04

“Inversão de papel: prioridade ao digital como um novo ciclo de inovação para jornais de origem impressa” é o título da tese do doutorando Alexandre Lenzi, trabalho orientado pela Professora Dra. Raquel Ritter Longhi e que será defendido nesta sexta-feira, 20, a partir das 14h, na sala de videoconferência do Centro de Comunicação e Expressão (sala 413 do Prédio B). O pesquisador é aluno da primeira turma de doutorado do PosJor, com trabalho vinculado à linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo, e faz parte do Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor) desde 2014.

A banca terá participação por videoconferência, do Professor Dr. Ramón Salaverría, da Universidade de Navarra, e da Professora Dra. Elizabeth Saad Corrêa, da Universidade de São Paulo, como avaliadores externos. Os suplentes são os professores Dr. Carlos Castilho (Observatório da Imprensa) e Dr. Carlos Alberto Di Franco (ISE Business School). Como avaliadores internos do PosJor, integram a banca os professores Dr. Antonio Brasil, Dr. Mauro Cesar Silveira e Dra. Rita Paulino, tendo como suplentes os professores Dr. Eduardo Meditsch e Dra. Valci Zuculoto.

A tese aponta a priorização da produção de conteúdo informativo para plataformas digitais em redações com um fluxo de trabalho até então regrado pelo ritmo do impresso como um novo e necessário ciclo de inovação em empresas jornalísticas. Trata-se de uma inversão de papel que acarreta mudanças de formatos narrativos e de processos de produção, com impactos em diferentes frentes. A partir de entrevistas com lideranças estratégicas de oito jornais, entre empresas do Brasil, da Argentina e da Espanha, busca-se problematizar essas mudanças vivenciadas no cenário atual e também aquelas projetadas para o futuro de curto e de médio prazo. Ao final do trabalho, são apresentadas 10 ideias condensadas em um pequeno guia com exemplos de boas práticas para redações convergentes.

Durante a pesquisa, o doutorando participou por um período de dois meses, em 2016, como pesquisador visitante do Center for Internet Studies and Digital Life, vinculado à Universidade de Navarra.