Doutoranda do POSJOR receberá Menção Honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho

07/11/2017 23:20

A doutoranda Kérley Winques receberá Menção Honrosa na categoria Mestrado, pela dissertação “Tem que ler até o fim? O consumo da grande reportagem multimídia pelas gerações X, Y e Z nas multitelas”, orientada pela prof. Drª Raquel Ritter Longhi, coordenadora do grupo de pesquisa Nephi-Jor, onde Kérley também atua como pesquisadora.

O trabalho tratou do consumo da grande reportagem multimídia, formato expressivo do ciberjornalismo. Um dos destaques é a perspectiva teórico-metodológica adotada pela autora, que com o auxílio de grupos focais com as gerações X, Y e Z apresentou respostas significativas. Os resultados indicam, entre outros pontos, que as gerações têm percepções e utilizações diferentes sobre o texto longo (longform), os elementos multimídia – principalmente vídeos – e, ainda, sobre as telas (computador, tablet e smartphone). Mais do que simplesmente apontar respostas sobre o consumo qualitativo, a pesquisa trouxe contribuições para pensar no leitor geracional, que nas considerações finais transformam-se em perfis de leitores.

A entrega do PAGF 2017 será realizada em 8 de novembro, às 20h30 horas. A premiação faz parte da programação do Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, que ocorre entre os dias 6 a 10 de novembro de 2017, na Universidade de São Paulo, em São Paulo.

Resultados do Prêmio Adelmo Genro Filho em todas as categorias:

Premiada na categoria Sênior
Dra Cremilda de Araújo Medina
ECA-USP

Pelas contribuições nos estudos em jornalismo. Autora de clássicos do campo, como Notícia, um produto à venda (Summus, 1988), Medina é referência no campo a partir da lógica da complexidade e das questões que envolvem a diversidade.

Premiado na categoria Doutorado
“Testemunhos do sofrimento nas narrativas telejornalísticas: corpos abjetos, falas inaudíveis e as (in) justas medidas do comum”.
Autor: Leandro Rodrigues Lage
Orientador: Dr Carlos Alberto Carvalho
Universidade Federal de Minas Gerais

Menção Honrosa na categoria Doutorado