Doutoranda do POSJOR defende tese em 27 de fevereiro

15/02/2018 08:00

A doutoranda Lívia de Souza Vieira defenderá na terça-feira, 27 de fevereiro, a tese “Métricas editoriais no jornalismo online: ética e cultura profissional na relação com audiências ativas”, orientada pelo professor Rogério Christofoletti. A defesa é aberta ao público e terá início às 14h, na sala de videoconferência do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (sala 413 do Prédio B).


A banca será composta pelos professores Theophilos Rifiotis (PPGAS/UFSC), Suzana Barbosa (UFBA), como avaliadores externos; Gislene Silva, Raquel Longhi e Rita Paulino (avaliadoras internas). Os suplentes externos são os professores Eduardo Pellanda (PUC/RS) e Carlos Eduardo Franciscato (UFS); e os suplentes internos são os professores Samuel Pantoja Lima e Jeana Santos.
A pesquisadora é aluna da primeira turma de doutorado do PosJor (2014/2), com trabalho vinculado à linha de pesquisa Tecnologias, Linguagens e Inovação no Jornalismo, e faz parte do Observatório da Ética Jornalística (ObjEthos) desde 2012. Lívia Vieira fez seis meses de doutorado-sanduíche na Birmingham City University (Inglaterra), sob supervisão do professor Paul Bradshaw.
A partir de uma reflexão teórico-metodológica sobre o newsmaking – estudo do processo de produção da notícia – a pesquisadora tece uma aproximação com o campo da antropologia por meio da Teoria Ator-Rede. O corpus empírico da pesquisa é composto por incursões etnográficas realizadas durante o ano de 2017 nas editorias de audiência online da British Broadcasting Corporation (BBC), do The Guardian (ambos em Londres, na Inglaterra) e da Folha de S. Paulo, em São Paulo, no Brasil.
Os resultados apontam para um conjunto de técnicas, ferramentas e regras de mensuração da audiência que passam a fazer parte do fluxo produtivo no jornalismo online; para uma mudança de cultura, que se constitui a partir de um viés sociotécnico; para a agência do modelo de negócio, que provoca diferentes ações com relação à concorrência; para a tensão entre a autoridade do jornalista e a autoridade do software de métricas; e para a dualidade ética x clickbait, cujo argumento se dá no sentido de sua superação.

Programe-se
Defesa de tese: “Métricas editoriais no jornalismo online: ética e cultura profissional na relação com audiências ativas”, por Lívia de Souza Vieira
Data: 27/02/2018, às 14h
Local: Sala de videoconferência do CCE/UFSC (sala 413 do Prédio B)