Pesquisadores do PPGJOR participam de Congresso da Abraji

28/06/2018 08:37

Seis pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) participam do V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, que integra o 13º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. Organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), o evento ocorre entre 27 e 30 de junho. Os três trabalhos selecionados estão entre os 14 apresentados no evento.

O professor Samuel Lima, um dos coordenadores do objETHOS, apresenta o trabalho “Pauta da Reportagem Investigativa: elementos para uma proposta de modelo de pauta”, que aborda especificidades desse tipo de trabalho jornalístico com base em experiências de reportagem no curso de graduação em Jornalismo da UFSC.

As doutorandas Criselli Montipó, Cândida de Oliveira e Magali Moser apresentam o trabalho “Resistência e gênero no jornalismo: a prática investigativa de repórteres mulheres a partir de livros sobre a ditadura militar brasileira”. A pesquisa, que relaciona os temas de estudo das doutorandas, discute questões de gênero implicadas na investigação jornalística no contexto democrático, especialmente sobre a ditadura; estuda o uso do livro como suporte jornalístico; e elabora um mapa da prática investigativa desenvolvida por repórteres mulheres com relação à ditadura, materializada em livros-reportagem. A doutoranda Patrícia Lima participa do evento e pretende fazer algumas entrevistas para a sua pesquisa de tese intitulada: Construção da identidade do jornalista de dados e transformações no mundo social do jornalismo.

O também doutorando Ricardo Torres apresenta o estudo “Jornalismo investigativo sob vigilância: evidências da intrusão estatal e privada nas rotinas jornalísticas contemporâneas”. As questões relacionadas ao jornalismo investigativo e a vigilância digital são perpassadas por vetores econômicos relacionados a comercialização de dados pessoais e por dimensões políticas ligadas a aspectos regulatórios atrelados a privacidade comunicacional, segurança da informação, limbos de regulação e investimento público em tecnologias intrusivas.

Para mais informações sobre o congresso, acesse: http://congresso.abraji.org.br/