PPGJOR participa de rede internacional de pesquisa em qualidade da informação

14/11/2018 14:14

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC é um dos membros da Rede Lusófona de Qualidade da Informação (RLQI), que reúne acadêmicos dos nove países de língua portuguesa, além de representantes de associações de jornalistas profissionais. A rede será lançada nesta quarta, 14, no encerramento do 5º Congresso Internacional de Comunicação Ética e Deontologia do Jornalismo no Espaço Lusófono que acontece na Universidade de Coimbra em Portugal. O Observatório da Ética Jornalística (objETHOS) representa o PPGJOR na rede e o professor Rogério Christofoletti, um dos coordenadores do grupo de pesquisa, participa do evento em duas mesas temáticas.

Já estão em Coimbra pesquisadores de onze países para troca de experiências e atualização de seus instrumentos metodológicos: Portugal, Angola, Finlândia, Espanha, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Macau, Timor Leste, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

A rede vai realizar pesquisas, promover debates na categoria jornalística e desenvolver esforços para a educação crítica dos meios de comunicação. A iniciativa é liderada pelo professor Carlos Camponez (Universidade de Coimbra), que esteve junto ao objETHOS e ao PPGJOR no início deste ano para um período de intercâmbio. “O professor Camponez tinha a intenção de conhecer nosso observatório para implantar um semelhante em seu país. Quando ele voltou a Portugal, foi desafiado por sua universidade a fazer algo maior. A RLQI vai resultar também num observatório de mídia para os países lusófonos”, explica Christofoletti.

No momento de sua fundação, farão parte da RLQI também a Rede Nacional dos Observatórios de Imprensa (Renoi-Brasil), o Conselho de Imprensa de Timor-Leste, o Clube e o Sindicato dos Jornalistas portugueses e a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).