Defesa de dissertação» A fotografia-expressão no ensaio fotojornalístico

06/08/2019 21:37

“A fotografia-expressão no ensaio fotojornalístico” é o título da dissertação de Gustavo Paulo Zonta que será defendida na sexta-feira, dia 9 de agosto, a partir das 14h.

A sessão é aberta ao público e ocorrerá na sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). 

O trabalho procura problematizar a produção fotojornalística na contemporaneidade a partir do estudo de imagens que rompem com o discurso padrão do fotojornalismo. O objetivo foi identificar como os elementos da fotografia-expressão atuam nos ensaios fotojornalísticos. Esses elementos foram selecionados a partir das definições do autor francês André Rouillé (2009) a respeito das características que constituem o regime visual da fotografia-expressão, que reconhece elementos que a fotografia-documento rejeitava: a escrita fotográfica, a autoria e os Outros. Esses conceitos foram articulados para discutir a estética fotojornalística, a afirmação da individualidade dos fotógrafos e a relação subjetiva com os fotografados. Na busca por trabalhos que rompessem com o discurso fotojornalístico tradicional, adotou-se como objeto empírico ensaios fotojornalísticos publicados no espaço Reflexo-Ensaio do projeto Nós, do jornal Diário Catarinense. Como resultado do estudo, percebe-se um potencial expressivo na construção de imagens jornalísticas na atualidade que abre caminho para novas visibilidades e uma escrita visual mais reflexiva, muito além do simples registro. A crise do valor documental da imagem técnica, o deslocamento do regime visual da fotografia-documento para a fotografia-expressão e a reconfiguração das formas de produção e distribuição dos conteúdos jornalísticos constituíram um novo ecossistema para o desenvolvimento de um fotojornalismo mais autoral, pautado em novas práticas.

O trabalho foi orientado pela professora Raquel Ritter Longhi (UFSC) e co-orientado pela professora Stefanie Carlan da Silveira (UFSC). A banca será composta pelas professoras Sandra Maria Lúcia Pereira Gonçalves (UFRGS), Gislene Silva (UFSC) e Stefanie Carlan da Silveira (UFSC), como titulares — e Valquíria Michela John (UFPR) e Flávia Guidotti (UFSC), como suplentes.