Obrigado por tudo, Nelson Traquina

29/09/2019 13:35

Faleceu na última quinta-feira, 26 de setembro, no estado de Massachussetts, o pesquisador luso-americano Nelson Traquina, que completara 71 anos poucos dias antes. Filho de açorianos emigrados para os Estados Unidos, Traquina lá nasceu e fez seus estudos de graduação e mestrado em assuntos internacionais. Posteriormente, estudou jornalismo e se doutorou em Sociologia em Paris. Trabalhando como repórter da agência United Press, foi viver em Portugal para cobrir a Revolução dos Cravos e, posteriormente, se tornou um dos primeiros professores do Curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa, o primeiro da área no país, fundado em 1979.

Na UNL, Nelson Traquina criou e consolidou a disciplina Teoria da Notícia, num esforço de trazer para a língua portuguesa da reflexão teórica sobre a profissão da até então pouco acessível literatura internacional dos estudos em jornalismo. A tradução e publicação dos textos que utilizava em aula produziu coletâneas e manuais que se tornaram clássicos da Teoria do Jornalismo também no Brasil. Em 1997, se tornou Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, ao mesmo tempo em que orientava lá os primeiros doutores em jornalismo de Portugal, entre eles o professor Eduardo Meditsch, do PPGJor da UFSC.

Desde então, se consolidou uma cooperação forte e duradoura entre o professor português e o nosso Programa de Pós-Graduação. Quando criou em Lisboa o Centro de Investigação em Media & Jornalismo (Cimj), Nelson Traquina assinou com a UFSC um protocolo de cooperação que foi a primeira conquista concreta de internacionalização do nosso Programa de Pós-graduação em Jornalismo, quando ainda era um Curso de Especialização e se preparava para submeter à Capes o projeto do Mestrado.

O PPGJor (então chamado Posjor) da UFSC  publicou os livros de Nelson Traquina no Brasil, em parceria com a Editora Insular de Florianópolis, o que facilitou a difusão no país até torná-lo o professor mais citado nos estudos de jornalismo brasileiros. Em 2004, o pesquisador português esteve em Florianópolis para lançar o primeiro deles (Teorias do Jornalismo Volume 1) e, também, participar do Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo, realizado na UFSC por ocasião do aniversário de 25 anos de nosso Curso de Graduação em Jornalismo.

O PPGJor participou da Comissão Internacional de Avaliação Externa do CIMJ, que reuniu nomes de expressão mundial em nossa área de estudo, e esteve presente no evento, em Lisboa, que celebrou a trajetória de Nelson Traquina, quando de sua aposentadoria na UNL em 2010. Desde então, o professor estava retirado da vida acadêmica e voltara a residir nos Estados Unidos, para estar perto da família. Há algumas décadas ele lutava com a diabetes e na quinta-feira sofreu um ataque cardíaco fatal.

Nosso programa de Pós-graduação não seria o mesmo sem a inspiração, o apoio, a obra e o exemplo de Nelson Traquina, que abriu caminho para a consolidação dos Estudos de Jornalismo em nossa língua.  Por isso tudo, o nosso muito obrigado ao mestre.

Para relembrar uma pequena parcela e reiterar a importância de suas contribuições, deixamos dois momentos importantes da presença e das concepções intelectuais de Nelson Traquina junto ao nosso programa. A primeira, publicada na revista Estudos em Jornalismo e Mídia, uma entrevista concedida à professora Gislene Silva durante sua visita à UFSC, em 2004. E, a segunda, um vídeo de uma palestra por ele proferida no mesmo ano.

Da necessidade dos estudos de jornalismo
Nelson Traquina por Gislene Silva
https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/2081/32808

(link Vídeo)
https://drive.google.com/file/d/1jNWofht94L8D-KDureu1y-6G0eziQl7M/view?usp=sharing