100 dias de isolamento social: um balanço do PPGJOR

24/06/2020 13:00

Desde 17 de março as rotinas do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo mudaram drasticamente. A pandemia de COVID-19 trouxe novos desafios para todos. Por determinação da Administração Central da UFSC, as aulas foram interrompidas e o atendimento presencial na secretaria passou a acontecer por email. A coordenação e a secretaria se reorganizaram para trabalhar em sistema de home-office, e conforme os horários convencionais de expediente.

“Passados cem dias do início do isolamento social, o balanço é positivo porque, na medida do possível, nossa comunidade conseguiu adaptar muitas tarefas à nova realidade, e estamos trabalhando até mais do que o habitual”, avalia o coordenador do PPGJOR, Rogério Christofoletti. “Estamos funcionando de forma atípica, no limite de nossas possibilidades e com a sobrecarga de trabalho que o home-office exige. Temos realizado muitas atividades, mas a nossa principal responsabilidade é com a saúde e segurança de todos”, completa.

No período, o PPGJOR titulou 3 novos doutores em jornalismo e realizou 3 exames de qualificação, sempre com sessões públicas pela internet. Houve seis reuniões de professores e do Colegiado, e os coordenadores participaram de outras reuniões no Conselho do CCE e no Conselho da Compós. Os grupos de pesquisa têm feito reuniões a distância, e os professores continuam a atender os alunos e a orientar teses e dissertações. Estudantes e professores deram sequência às atividades possíveis em suas pesquisas. Todo o trabalho de secretaria está rigorosamente em dia, e o PPGJOR concluiu e enviou um relatório para a Capes com quase 600 páginas, referente a 2019.

Professores e alunos têm publicado artigos e livros no Brasil e no exterior, e o PPGJOR produziu e transmitiu 5 lives no ciclo Jornalismo em Pandemia, em conjunto com o Departamento de Jornalismo. Também foi editado e publicado mais um número da revista Estudos em Jornalismo e Mídia. Das atividades habituais apenas o processo seletivo 2020 e as aulas foram interrompidas. “Foram medidas necessárias. Temos professores no grupo de risco e estudantes vulneráveis também. Felizmente, não registramos nenhum caso de contágio entre nós, e precisamos manter todos os cuidados para evitar isso. Estamos todos ansiosos para voltarmos ao normal, mas vamos fazer isso com base nas regras sanitárias e nas orientações da reitoria”, informa Christofoletti.

A representação discente no Colegiado do PPGJOR se preocupa com o retorno. “Há uma série de particularidades a serem levadas em consideração para que ninguém seja prejudicado. Os pós-graduandos e as pós-graduandas enfrentam um conjunto de desafios impostos pelo isolamento social da pandemia: são questões financeiras, tecnológicas e psicológicas, além de uma política de cortes que afeta programas de pós-graduação em todo o país, especialmente na área de humanas”.

O Comitê de Combate à Pandemia de Covid-19 na UFSC divulgou ontem os relatórios que vão instrumentalizar o Conselho Universitário a decidir um plano responsável de volta às aulas, na modalidade remota.

No PPGJOR, os professores devem adaptar seus planos de ensino e dinâmicas pedagógicas a aulas à distância.

Tags: coronavírus; saúde; prevenção; UFSCPPGJor