Realidade e limites da pesquisa empírica em comunicação pública, nova publicação do professor Carlos Locatelli

17/05/2022 22:38

O professor Carlos Locatelli (PPGJOR – UFSC) e a professora Maria Helena Weber da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), publicaram artigo na revista MATRIZes, intitulado “Realidade e limites da pesquisa empírica em comunicação pública”. MATRIZes é a revista científica do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.

O artigo  aborda o conceito de comunicação pública associado ao de esfera pública, ressaltando a importância da pesquisa empírica para o campo, bem como seus limites metodológicos. Por sua natureza normativa, o conceito comunicação pública permite aferir a qualidade da democracia. Mas, ao procurar responder à dimensão fática da comunicação, a pesquisa empírica pode criar armadilhas cognitivas, acionando a dialética entre facticidade e normatividade, entre ser e dever ser. A reflexão ressalta a necessidade de se reconhecer a complexidade desencadeada por objetos que envolvem conflitos comunicacionais na democracia e indica aspectos metodológicos que podem ser privilegiados ao se contrastar fatos sociais, políticos e comunicativos. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Tags: Comunicação públicaDemocraciaFacticidade e normatividadePesquisa empírica