Programa de Pós-Graduação em Jornalismo
  • Professor e mestranda publicam artigo em revista no México

    Publicado em 21/10/2020 às 09:04

    A edição de setembro da revista Sintaxis, da Universidad Anáhuac México, traz o artigo “Retos para la adopción de la transparência em la agenda de ética periodistica en la América Latina”, assinado pelo professor Rogério Christofoletti e sua orientanda, a mestranda Denise Becker.

    Os autores analisaram cinco vetores de transparência em dez mercados jornalísticos da América Latina: a) presença de leis de informação; b) observatórios de imprensa; c) códigos de ética; d) ombudsman; e) projetos para promover a transparência. Entre os resultados, constataram pouco comprometimento dos países na adoção de instrumentos para tornar a mídia mais transparente. Observaram também a baixa presença da transparência como valor em códigos de ética, e apenas quatro países fizeram menção ao cargo de ombudsman no levantamento.

    O artigo resulta de duas pesquisas desenvolvidas no PPGJOR: uma pesquisa coordenada por Christofoletti, com financiamento do CNPq, e a investigação de Denise Becker, bolsista Capes, sobre a transparência como valor e prática no Projeto Credibilidade.


  • Egresso cria site para divulgar pesquisas em comunicação

    Publicado em 20/10/2020 às 08:58

    Pesquisadores da comunicação e interessados na área têm um novo canal de notícias especializado, o site Comunicolog, criado pelo professor Cristiano Anunciação, egresso do mestrado no PPGJOR. O site foi lançado no início de setembro e reúne editais de concursos de professores, links para eventos, chamadas de textos para periódicos científicos, entre outros. “Temos interesse em todo e qualquer tipo de informação relacionada à área acadêmica de Comunicação”, informa o criador do site. “Também temos o objetivo de atuar na divulgação científica, seja facilitando o acesso a pesquisas realizadas nos PPGs para estudantes de graduação, mestrado e doutorado ou na publicação de entrevistas com pesquisadoras e pesquisadores da área na tentativa de conhecê-los melhor, saber o que estão investigando, destrinchar conceitos…”

    Destaque recente é a entrevista com Taís Seibt, que recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses, recentemente. A seção de entrevistas é de responsabilidade do professor Andriolli Costa, outro egresso do PPGJOR.


  • Professor publica capítulos em livro no exterior

    Publicado em 19/10/2020 às 17:08

    Pesquisadores de 18 países passaram cinco anos estudando a diferença entre o que os jornalistas pensam de sua profissão e o que realizam em seu trabalho. Os resultados da primeira etapa do projeto internacional de pesquisa Journalistic Role Peformance (JRP Project) estão agora reunidos em livro, com análises aprofundadas do conjunto dos dados e dos aspectos teórico-metodológicos desse estudo comparativo realizado entre 2013 e 2019. “Beyond Journalistic Norms: Role Performance and News in Comparative Perspective”, sob a coordenação da professora da PUC Valparaíso (Chile), Claudia Mellado, foi editado pela Routledge e já está disponível no mercado. O professor Jacques Mick, do PPGJOR, assina três capítulos da obra com outros colegas.

    O livro é resultado do trabalho e da cooperação de muitos investigadores e equipes de pesquisa de todos os continentes que participaram da primeira fase do projeto. No Brasil, foram analisados mais de 3 mil itens noticiosos de quatro diários (O Globo, O Estado de S.Paulo, Folha de S. Paulo e Zero Hora). Em seguida, quase 200 jornalistas que escreveram os itens analisados responderam a um questionário a respeito das funções, papeis ou finalidades do jornalismo. Isso se juntou a uma base de dados com mais de 33 mil itens noticiosos e quase 650 respondentes para compor um amplo panorama das diferenças nas culturas profissionais de jornalistas.

    O projeto JRP está em sua segunda fase e, no Brasil, é realizado por pesquisadores dos programas de pós-graduação em Jornalismo e em Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).


  • Egresso do PPGJOR lança livro que cria nova categoria de infográficos

    Publicado em 16/10/2020 às 08:11

    O professor e doutor em Jornalismo pelo PPGJOR, William Robson Cordeiro, lança o seu livro “Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística Mais Sofisticada”, na edição 2020 do Congresso da SBPJOR. A obra destaca as transformações passadas pela visualização sintética no jornalismo, especialmente os infográficos, e propõe uma categoria de formato totalmente inédita. É o resultado de sua tese defendida em outubro de 2019,  que passa a compor a nova coleção da Editora Insular.

    O livro tem 414 páginas é faz parte do segundo volume da série Novas Diretrizes, dirigida pelo professor Samuel Lima. “Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística Mais Sofisticada” tem prefácio da professora Raquel Ritter Longhi, que também foi a orientadora do autor no doutorado, e também integra o Selo Nephi-Jor, publicações do grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq.

    Neste livro, o hiperinfográfico é apresentado, definido e analisado de forma minuciosa, num trabalho de investigação que se vale de uma metodologia reunindo levantamento teórico, estudo de casos múltiplos e ainda um esquema de análise construído pelo próprio autor, a Matriz de Análise Hiperinfográfica, além de trazer entrevistas com importantes profissionais da área de visualização da informação tanto do Brasil, quanto da Europa e dos Estados Unidos.

    “A rigor, a infografia não para de evoluir (e, talvez, nunca vai parar). Ao acompanharmos o seu ciclo de desenvolvimento retratado em estágios evolutivos, percebemos que a constatação quase unânime dos pesquisadores volta-se à dinamicidade do formato, ou seja, as mudanças ocorridas no gênero ao longo dos tempos. Da mesma maneira que o jornalismo enfrenta importantes transformações, sobretudo no contexto da internet, seus gêneros, a exemplo dos infográficos, não ficaram incólumes, mas também acompanharam o ritmo da evolução”, diz o autor da obra.

    A orientadora e pesquisador Raquel Longhi ressalta a importância deste estudo para o campo: “Com este livro que o leitor tem em mãos, Cordeiro traz avanços. E o faz especialmente considerando o cenário contemporâneo de evolução e utilização das tecnologias que permitem maior imersão nos conteúdos jornalísticos, aí incluídas a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada”.


  • Egressa do PPGJOR é destaque em publicação internacional

    Publicado em 15/10/2020 às 11:56

    A LatAM Journalism Review, do Knight Center e da Universidade do Texas em Austin, destacou em sua mais recente edição a tese de Janara Nicoletti, produzida e orientada no PPGJOR. A tese venceu o Prêmio Adelmo Genro Filho e foi apontada pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo como a melhor tese de doutorado do Brasil em 2020. O trabalho foi orientado pelo professor Jacques Mick, e antes dele, pela professora Valci Zuculoto.

    Assinada por Julio Lubianco, a matéria da LatAM chama a atenção para o caráter inovador da tese ao desenvolver um modelo analítico que relaciona as condições de trabalho dos jornalistas à qualidade dos serviços e produtos noticiosos.

    Janara Nicoletti fez mestrado e doutorado no PPGJOR, e hoje mora na Alemanha, de onde mantém vínculos com o PPGJOR, atuando como pesquisadora associada do objETHOS. No momento, Janara desenvolve uma pesquisa com outra egressa do programa, Ana Marta Moreira Flores, sobre ataques aos jornalistas nas redes sociais de Jair Bolsonaro. O projeto tem apoio dos grupos de pesquisa Nephijor e objETHOS.


  • Nephijor oferece minicurso na Sepex

    Publicado em 15/10/2020 às 11:44

    A professora Raquel Longhi é uma das responsáveis pelo minicurso Produção de conteúdo jornalístico e documental em 360º, que acontece em 22 de outubro na 18ª Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC, a Sepex, que este ano será 100% online. A atividade começa às 16 horas e terá ainda a participação da pesquisadora Marina Oliveto, da Universidade Lusófona (Portugal), co-orientada por Raquel. O minicurso é uma oferta do Nephijor, grupo de pesquisa ligado ao PPGJOR, e seu objetivo é divulgar o cenário atual da produção de conteúdos em 360º no ciberjornalismo e as tecnologias de captação e de visualização dessas imagens além de mostrar como se dá a produção de conteúdos em 360º.

    Durante o minicurso, serão abordados os conceitos sobre jornalismo imersivo, produção de conteúdo online e o uso do formato documental no jornalismo; exemplos práticos de conteúdos produzidos no Brasil e no mundo, analisando as técnicas jornalísticas empregadas na construção do material; técnicas para captação de imagens 360º e os passos para a construção do conteúdo e as formas de publicação usando o formato.

    Todas as 15 vagas abertas foram rapidamente preenchidas, informam as ministrantes.


  • Divulgado resultado definitivo do edital de bolsas 2020

    Publicado em 14/10/2020 às 09:49

    A Comissão Permanente de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC divulga o resultado definitivo do processo de avaliação de desempenho de bolsistas e de alocação de bolsas previsto pelo edital 2020. Esgotado o prazo para a interposição de recursos, o resultado final é apresentado aqui, com as respectivas categorias e classificação obtida pelos inscritos no edital.

    Todas as notícias sobre o edital de Bolsas 2020 estão disponíveis aqui.


  • Comissão divulga resultado do edital de bolsas 2020

    Publicado em 13/10/2020 às 00:01

    A Comissão Permanente de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC informa o resultado do processo de avaliação de desempenho de bolsistas e de alocação de bolsas 2020. O resultado está disponível aqui, com as respectivas categorias e classificação obtida pelos inscritos no edital.

    A avaliação foi feita com base no Edital anual, na Resolução de Bolsas 2018 do PPPGJOR/UFSC, bem como nas normas estabelecidas pela CAPES. Foram avaliados os inscritos em quatro categorias: 1ª categoria: alunos que receberam bolsa no período entre agosto de 2019 e outubro de 2020 que pleiteiem ou não renovação; 2ª categoria: alunos que ingressaram nos anos anteriores a 2020 e não têm bolsa, mas estão interessados em pleitear o benefício; 3ª categoria: alunos ingressantes em 2020; 4ª categoria: alunos concluintes do Mestrado ou Doutorado para avaliação de desempenho (prestação de contas).

    O prazo para recursos, conforme o cronograma do edital, é até às 12h00 de 13 de outubro.


  • Live: professor do PPGJOR discute direitos humanos, comunicação e verdade

    Publicado em 12/10/2020 às 10:26

    O professor Rogério Christofoletti, coordenador do PPGJOR, é um dos convidados do ciclo de debates Direitos Humanos em Debate, promovido pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Iniciado no início do mês, o projeto de extensão é uma web-série com 10 episódios, que reúnem semanalmente especialistas de diversas universidades para discutir a implementação dos direitos humanos no contexto atual, marcado pela hiperconexão, redes sociais e plataformas digitais.

    Amanhã, 13, às 14 horas, o ciclo aborda direitos humanos, comunicação social e verdade, e tem como debatedores os professores Isabel Kalil (FESPSP), Letícia Cesarino (UFSC), Rafael Azize (UFBA), Ronaldo Tenório (UERJ), além de Christofoletti. O evento acontece pela plataforma Zoom e é voltado a 40 jornalistas previamente inscritos, e na sequência, a gravação do debate fica disponível no canal do projeto no YouTube.

    Para saber mais do projeto Direitos Humanos em Diálogo, acesse o site.


  • Bolsas 2020: homologação definitiva das inscrições de alunos novos

    Publicado em 09/10/2020 às 10:03

    A Comissão Permanente de Bolsas informa a lista dos candidatos e candidatas que tiveram suas inscrições homologadas, na categoria 3, para o processo de alocação de bolsas do PPGJOR/UFSC, em caráter definitivo, após o prazo para recursos e conforme o estabelecido nos editais nº 15/PPGJOR/2020 e nº 18/PPGJOR/2020 (retificação). A categoria 3 refere-se aos alunos novos do Programa, matriculados nos dias 05 e 06 de outubro, que manifestaram interesse em bolsa.

    A lista das inscrições homologadas está disponível aqui.

    O resultado final de todo o processo de avaliação de desempenho de bolsistas e de alocação de bolsas 2020 do PPGJOR será divulgado no dia 13 de outubro.

    Todas as notícias sobre o edital de Bolsas 2020 estão disponíveis aqui.