Egressas do PPGJOR publicam artigo em dossiê da revista espanhola Razón y Palabra

21/12/2022 13:51

“Ataques à imprensa e negacionismo do conhecimento científico: o caso brasileiro na pandemia de Covid-19”. Este é o título do artigo publicado pelas egressas do Doutorado em Jornalismo da UFSC, Magali Moser, Janaíne Kronbauer e Leoní Serpa na mais recente edição, de setembro de 2022, da revista Razón y Palabra.

A partir do escrutínio das violências mais frequentes impingidas aos profissionais da imprensa no país (Censura e Descredibilização da Imprensa), especificamente nos anos pandêmicos de 2020 e 2021, e reunidas no Relatório de Violência e Liberdade de Imprensa, da Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj, as pesquisadoras fazem o cruzamento entre os atos de violência praticados contra o jornalismo profissional no país e os ataques e o negacionismo da ciência por um mesmo agente, o atual mandatário do poder executivo brasileiro.

A análise dos dados do Relatório permite identificar as estratégias utilizadas de modo sistemático por Jair Bolsonaro, principal agente da escalada de casos de agressões e descrédito quanto ao jornalismo. O artigo permite ainda uma reflexão sobre a efetiva potencialidade do jornalismo como forma social de produção de conhecimento e impedimentos para que ela ocorra. A produção é um dos 16 artigos que integra o dossiê Comunicación, Negacionismo, Ideología y Ciencia” do periódico espanhol.

Para acessar a publicação na revista, clique aqui

Tags: egressosFenajliberdade de imprensaPPGJOR 2022Violencia contra jornalistas