PPGJOR é apoiador do WAPOR América Latina

30/04/2025 14:52

Maior Congresso internacional sobre opinião pública debate as relações entre polarização política e ameaças à democracia e desinformação. Professores e alunos integram equipe de organização, coordenam mesas e apresentam trabalhos

Desde o dia 28 até 30 de abril,  a UFSC vem sendo sede do XI Congresso da WAPOR América Latina, capítulo regional da World Association for Public Opinion Research, principal comunidade internacional dedicada à pesquisa sobre opinião pública, comunicação e comportamento político. Realizado pela primeira vez em Florianópolis, o evento foi promovido pela WAPOR em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política (PPGSP)  e o PPGJOR.
Com o tema “Opinião pública, espírito cívico e riscos globais na América Latina”, o congresso já reuniu participantes de mais de 15 países e proporcionou um espaço plural e interdisciplinar para refletir sobre os desafios contemporâneos da América Latina. O evento abre debate para temas como a crise climática, os efeitos da desinformação, a polarização política, as ameaças à democracia e os impactos da inteligência artificial nos processos de comunicação e tomada de decisão pública.
A pesquisadora do PPGJOR Kalianny Bezerra apresentou o trabalho “Transparência jornalística em mídias independentes brasileiras e alemãs”, durante a mesa de debates “Jornalismo, digitalização e desafios de campanha eleitoral”. O professor Carlos Locatelli também integrou a programação com a apresentação do estudo “Gestão de desastres ambientais em novo ambiente comunicacional”, no painel sobre tensões entre a comunicação e a opinião pública sobre eventos climáticos. Na mesma atividade, a pós-doutoranda Suelyn Cristina Carneiro da Luz contribuiu com a pesquisa “Redes de comunicação em enchentes em Santa Catarina”.
Locatelli ainda atuou como coordenador da mesa “Moldando a agenda pública: agentes e comunicação política”, no último dia do congresso. Na mesma mesa, a discente Renatha Giordani contribuiu com a apresentação do trabalho “Eleições 2024: Tráfego Pago e a Judicialização no TRE-SP”.
No debate sobre discursos, moralização e pós-verdade na reinvenção da realidade, o aluno Wagner Rodrigo Arratia Concha apresentou o
paper “Discurso de renovação após um acontecimento público: o rompimento da barragem em Brumadinho nos relatórios anuais da TÜV Süd e da Vale”.
Além da forte presença de pesquisadores, o congresso contou com a participação de consultores, profissionais de agências de pesquisa de mercado e opinião pública, especialistas em comunicação social e política, bem como representantes de diversas instituições latino-americanas. A programação contou com mais de 30 painéis temáticos com especialistas, workshops voltados à formação e atualização de profissionais da área e mais de 200 trabalhos acadêmicos, apresentados em 80 sessões.