Pesquisadores do PPGJOR debatem desafios do jornalismo local com estudantes da UFSC

O que faz os moradores de Florianópolis consumirem – ou desistirem de consumir – notícias? Quais são os canais de informação mais procurados? Que temas interessam mais à população da capital? O que faz as pessoas confiarem ou desconfiarem dos jornalistas? Quem está disposto a pagar por notícias?
Essas e outras questões fundamentais para a compreensão do futuro do jornalismo e de sua relação com os públicos serão apresentadas na próxima terça-feira, dia 07 de outubro, aos estudantes de Jornalismo da UFSC e demais interessados. Com o tema “O que conecta as pessoas ao jornalismo local?”, a palestra será realizada às 8h30 no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Aberto ao público em geral, o evento é organizado pelo grupo LocalJor (Laboratório de práticas para o jornalismo local a serviço dos públicos), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC, que no segundo semestre de 2024 realizou uma pesquisa por amostragem com 604 moradores de Florianópolis a respeito de sua relação com as notícias. O estudo é registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recebeu financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).
A investigação revelou expectativas do público em relação à cobertura local, desafios de sustentabilidade enfrentados por iniciativas de jornalismo de interesse público e hábitos de consumo de informação jornalística. Enquanto educação, cidadania, meio ambiente e saúde lideram a lista de prioridades, a cobertura jornalística local ainda se concentra em economia, esporte e polícia. Essa desconexão ajuda a explicar a ascensão de perfis informais em redes sociais, citados como a principal fonte de informação para mais da metade dos entrevistados (55,3%).
Os resultados da pesquisa serão apresentados pelos professores Samuel Pantoja Lima e Andressa Kikuti Dancosky, responsável pela pesquisa. A mediação ficará a cargo da professora Flávia Guidotti.
O relatório final da primeira etapa empírica da pesquisa realizada nesse período foi lançado no último mês e uma nova fase do estudo inicia em outubro de 2025. Na nova etapa, o LocalJor busca aprofundar a compreensão dos hábitos e impressões da sociedade civil organizada sobre o jornalismo local. O projeto objetiva, por fim, que haja propostas de um novo modelo de jornalismo de serviço público não-estatal para a produção de notícias locais capaz de promover a conexão afinada com as audiências.
O que conecta as pessoas ao jornalismo local?
07 de outubro (terça-feira), às 8h30
Auditório Henrique Fontes (CCE-UFSC)
Debatedores: Profª. Andressa Kikuti Dancosky e Prof. Samuel Pantoja Lima
Mediação: Prof.ª Flávia Guidotti






