PPGJOR é destaque em relatório nacional sobre pesquisa aplicada em jornalismo
O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) figura em destaque na terceira edição do Relatório do Observatório da Pesquisa Aplicada em Jornalismo no Brasil (OPAJor). O documento apresenta um panorama das produções científicas voltadas à aplicação prática em jornalismo em todo o país.
Representando Santa Catarina, que aparece como o segundo estado com mais produções, o PPGJOR/UFSC está entre os programas de pós-graduação que mais contribuem para o avanço da pesquisa aplicada no Brasil. A presença do programa no levantamento reforça sua atuação em projetos que unem jornalismo, tecnologia, ética e inovação, além de consolidar a relevância da UFSC na formação de pesquisadores.

UFSC é a instituição com programa de pós-graduação em jornalismo acadêmico que mais reúne pesquisas publicadas no país. Foto: Relatório Simplificado OPAJor 2025
O relatório também reconhece a docente Rita Paulino entre as pesquisadoras mais atuantes do país na área de pesquisa aplicada em jornalismo. A professora destaca que o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido em parceria com estudantes e colegas do PPGJOR. “A pesquisa aplicada é transformar conhecimento em ação, conectando universidade, sociedade e tecnologia”, afirma.

Realizado pelo Grupo Comunicação, Tecnologia e Sociedade, o OPAJor é vinculado ao Centro Universitário Internacional Uninter, à Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e à Universidade de Coimbra (Portugal). O observatório tem como objetivo mapear e dar visibilidade às produções acadêmicas sobre pesquisa aplicada em jornalismo. O levantamento de 2025 reuniu 248 publicações entre artigos, teses, dissertações e capítulos de livro. O relatório completo pode ser acessado no site oficial do OPAJor.






